Início / Notícias / Negócio Próprio / Veja os principais insights da NRF’s Retail Big Show 2024

Veja os principais insights da NRF’s Retail Big Show 2024

Executivos do mercado de franquias e varejo falam das tendências ditadas pelo principal evento de negócios

Veja os principais insights da NRF’s Retail Big Show 2024
Flávia Denone Publicado em 18 de Janeiro de 2024 às, 10h50. Atualizado em 18 de Janeiro de 2024 às, 13h50.

Compartilhe:   

A NRF’s Retail Big Show 2024, a principal feira de negócios relacionado ao varejo e ao foodservice, chegou ao fim. Durante o evento, que dita as principais tendências em negócios, tecnologia e inovação, a inteligência artificial, a análise de dados e o encantamento do cliente em toda a sua jornada de compra foram mote das palestras.

Na opinião de Lyana Bittencourt, CEO do Grupo BITTENCOURT, que participou do evento, muitos palestrantes trouxeram a necessidade de olhar para o consumidor indo além do hábito de compra. Entender onde eles estão, como estão envelhecendo e como têm se comportado – seja em seus hábitos de moradia ou de trabalho, são fundamentais para a estratégia de negócio.

“Na palestra da Andrea Bell, da WGSN, foi reforçada a necessidade de entender como o consumidor, em âmbito global, se comporta”, disse a executiva. Exemplificando, na Ásia a população está envelhecendo, no Ocidente, a maior permanência na casa dos pais tem mudado de forma significativa o consumo dos jovens.

Lyana Bittencourt

Na foto, Lyana Bittencourt, CEO do Grupo BITTENCOURT.

Com isso, adaptar-se a essa nova jornada e conseguir atrair a atenção dos consumidores em seus diferentes momentos de consumo, se faz necessário, e isso só é possível com dados e com uma análise criteriosa do mesmo.

Com base na interpretação da CEO do Grupo BITTENCOURT, é possível tirar alguns insights, sendo eles:

Desenvolver produtos com cara de customizados

Criar produtos e serviços que atendam às necessidades específicas de diferentes faixas etárias, incluindo designs ergonômicos para consumidores na melhor idade e tecnologias inovadoras para jovens, por exemplo.

O marketing precisa ser inclusivo

Nada de segregar. O marketing precisa conversar com o público de forma inclusiva, sempre enfatizando a inclusão e a diversidade.

Atenção aos canais de venda

Os canais de venda, sendo eles físicos ou online precisam ser acessíveis, de fácil manuseio e atrativo. 

Veja a cobertura da plataforma Sua Franquia da NRF 2024 em nosso Instagram

O uso da inteligência artificial também foi amplamente discutido nas palestras e nas rodas de conversa da NRF, conforme ressaltou Jorge Mariano, gerente de Expansão da Halipar, que está participando da NRF. “Em todas as palestras e stands a inteligência artificial tem sido falada e ressaltado como o seu uso ajudará no dia a dia das operações”, disse o executivo.

Meio ambiente

Recorrente, o ESG também se fez muito presente, reforçando a necessidade das empresas se movimentarem e se tornarem sustentáveis de verdade, não apenas em planos e projeções. O mesmo ocorre com o posicionamento do consumidor, que hoje está mais atento as boas práticas, inclusive, apostando no segmento de second hand, e consumindo muito mais itens de segunda mão, conforme evidenciou Denis Santini, sócio do Grupo MD.

“A palavra do último dia de NRF foi de consolidação. Consolidação dos canais de venda, consolidação da integração deles, consolidação das ações ESG”, disse.

*Por Redação Sua Franquia 

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?