Início / Notícias / Negócio Próprio / Geolocalização: tecnologia ajuda franquias na escolha do melhor ponto

Geolocalização: tecnologia ajuda franquias na escolha do melhor ponto

Localização estratégia alinhada ao público-alvo garante o sucesso da operação. Veja como!

Geolocalização: tecnologia ajuda franquias na escolha do melhor ponto
Flávia Denone Publicado em 22 de Julho de 2023 às, 08h00. Atualizado em 22 de Julho de 2023 às, 11h00.

Compartilhe:   

A escolha de um ponto comercial é uma das etapas de maior importância para o franchising. Tanto que, franqueadoras e potenciais franqueados, por vezes, se unem nessa procura. Hoje, a geolocalização atua como forte aliado a esses negócios, mas nem sempre foi assim.

Participe da comunidade da plataforma Sua Franquia no WhatsApp

Segundo o co-founder da Mapfry, João Caetano, o uso desse recurso estava centralizado em empresas de grande porte, logo, PMEs e franqueadoras menores demoravam mais a encontrar o local para implantação de uma unidade franqueada.

“Ao longo desses anos, percebemos que o mercado estava inteiramente voltado para as grandes empresas. Isso obrigava profissionais a dependerem das grandes empresas para acessarem ferramentas e dados de mercado. Notamos que o Geomarketing estava deixando as pessoas em segundo plano”, comentou o co-founder da Mapfry, João Caetano.

Foi para pegar esse nicho que estava “largado” que a Mapfry foi criada.  Hoje, a rede de clínicas especializada em tratamentos estéticos, Mais Esthetic, usa a ferramenta e tem obtido bons resultados, uma vez que dados como: fluxos de pessoas e demais dados são computados pela ferramenta de geolocalização.

“Elementos como o fluxo de pessoas, população total da região, domicílios por tipo, potencial de consumo, renda por domicílio e o preço de aluguel do ponto em relação ao mercado local, foram cuidadosamente analisados para tomar a decisão mais adequada em relação ao ponto comercial que melhor atenderia nossas necessidades e metas de negócio. A Mapfry nos oferece uma ampla gama de funcionalidades e recursos que atendem nossas necessidades e exigências sobre o mapeamento e análise de dados geográficos. Sem esta ferramenta, não poderíamos ter tantos dados positivos e, muito menos, abrir nossas unidades nos locais exatos”, explicou a Gabriella Oliveira, executiva responsável de expansão de franquias.

Além disso, uma ferramenta para geolocalização pode levar empresas a abrirem novos mercados, especialmente, fora do Brasil. “Sabemos como fazer geomarketing e estamos vivendo o desafio de levar esse conhecimento para o universo de pessoas empreendedoras do Brasil e do mundo. Nossa plataforma foi construída para alcance global e já tem cobertura de informações no Uruguai, Argentina, Chile e Portugal”, finaliza João Caetano.

Fonte

Divulgação 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?