O estudo Mapa de Empresas, um relatório elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em colaboração com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), reportou que o Brasil somou mais de 1.331.940 de novos CNPJs, desses 21 milhões são empresas ativas nos quatro primeiros meses do ano.
Desse total, 93,7% são microempresas ou empresas de pequeno e médio porte. Mesmo sendo um número expressivo, as empresas que fecharam também tiveram alta de 34,4% a mais no mesmo período. Isso significa que, empreender tem suas particularidades e ter uma empresa adequada a legislação e tributação é fundamental.
Para auxiliar quem está montando um negócio próprio, o diretor-executivo da Confirp Contabilidade, Richard Domingos, listou alguns 8 pontos importantes, veja todos a seguir!
Planejamento do negócio
Abrir uma empresa exige planejamento, entretanto, muitos empreendedores abrem uma empresa de forma impulsiva. O resultado é: indefinição de público-alvo, falta de plano de negócio estruturado, falta de propósito, metas e afins.
Antes de investir em um negócio próprio, que tal procurar cursos de empreendedorismo, sendo que muitos deles são gratuitos pelo Sebrae, por exemplo.
Cálculo de custos para começar a operar
Antes mesmo de ter receita e lucro, uma empresa tem despesas. Ter todos os custos e gastos provisionados, assim como capital de giro para arcar com os custos para abrir um CNPJ — taxas da junta comercial e da emissão do alvará, dentre outras que variam de acordo com a localidade e o ramo de atuação — é fundamental. Contratar uma empresa especializa neste momento é indispensável.
Elaboração do contrato social
Sem um contrato social não tem empresa aberta. Nesse documento é necessário constar: nome, endereço e atividade, capital social (valor ou bens investidos), qual a relação entre os sócios e como se dá a divisão dos lucros.
É importante ser um documento feito com a atenção, pois, alterações no mesmo implicam ter que refazer/atualizar as inscrições federal, estadual e municipal e as licenças. Desta forma, ter determinado o capital social, regime de tributação e afins.
O executivo da Confirp orienta que “A opção pelo tipo de tributação que a empresa utilizará deve ser feita até o início do próximo ano, mas, as análises devem ser realizadas com antecedência para que se tenha certeza da opção, diminuindo as chances de erros”
Definição da estrutura física
Além de definir o local onde será o empreendimento, é necessário também que se adquira toda uma estrutura para o funcionamento da empresa ou até mesmo se será home office, e isso dependerá de cada ramo de atuação, podendo ir desde maquinário até material de escritório. Sobre o local em que será é importante que se observe também se esse se adéqua ao público que pretende atingir e, principalmente, diretrizes estabelecidas pelo município referente ao local.
Obtenção de registros e licenças
Hoje a burocracia diminuiu, mas ainda se tem dificuldade, mas é fundamental para empresas possuem os registros e licenças necessários para o funcionamento, caso contrário isso se configura em um risco jurídicos. Entre os documentos estão o habite-se do imóvel (autorização da prefeitura para que ele possa ser habitado) e as regras de ocupação de solo (cada cidade define regras específicas em leis de zoneamento), alvará de funcionamento, pagamento de taxas de funcionamento, dentre outras licenças necessárias dependendo da atividade da empresa.
Veja todos os documentos necessários e em quais órgãos buscar:
• Junta Comercial: registros dos atos sociais (contrato social, atas de reuniões, deliberações etc.).
• Receita Federal: para obtenção de registro do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).
• Prefeitura: para obtenção do Alvará de Funcionamento e nota fiscal, caso a empresa seja contribuinte do ISS (Imposto Sobre Serviços).
• Secretaria Estadual da Fazenda: para obtenção de inscrição Estadual.
Contratação de uma contabilidade
Toda empresa necessita de uma contabilidade par funcionar. Essa que será responsável por estar gerando as informações imprescindíveis para a empresa esteja em dia com os órgãos públicos.
Também são responsáveis pelo cálculo de impostos e tributos que a empresa deverá pagar, bem como análise da situação contábil da empresa e geração de informações imprescindíveis para a gestão empresarial.
Processo de contratação de profissionais
Sua empresa terá necessidade de funcionários? Se sim é necessário abrir processos seletivos para contratação, hoje esse ponto é um dos mais problemáticos para as empresas em função de um crescente apagão de mão de obra que passa o país. Após a contratação é necessário elaborar o contrato de trabalho, definir salários, benefícios, ver qual o melhor regime de trabalho e regularizar o mesmo junto ao INSS.
Fonte
Divulgação