Notícias / Negócio Próprio / NRA Show 2023 destaca tendências e inovações para mercado de alimentos

NRA Show 2023 destaca tendências e inovações para mercado de alimentos

Em missões do Sebrae, mais de 50 empreendedores brasileiros embarcaram para Chicago (EUA) para acompanhar uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo

Compartilhe:   

A última edição da National Restaurant Association (NRA) Show 2023, realizada de 20 a 23 maio, em Chicago (EUA), apresentou as principais tendências e inovações do mercado de alimentos. O evento, organizado pela Associação Nacional de Restaurantes dos Estados Unidos, contou com a presença de comitivas lideradas pelo Sebrae e formada por mais de 50 empreendedores brasileiros de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás.

A feira internacional é uma das maiores do mundo, com a média de 60 mil visitantes de aproximadamente 100 países e dois mil expositores de toda a cadeia produtiva de Alimentos e Bebidas (A&B). A programação teve mais de 80 palestras, além de seminários de inovação, liderança e gestão.

A analista de Competitividade do Sebrae Nacional Mayra Viana destaca que os donos de pequenos negócios tiveram a oportunidade de acompanhar palestras com os principais nomes do setor, bem como conhecer o que há de mais moderno na indústria de alimentação e foodservice do mundo.

“A feira apresentou muitas novidades no ramo de embalagens e equipamentos, além de soluções inovadoras para sistemas nas áreas de TI e Inteligência Artificial”, conta. Segundo ela, os alimentos inovadores também ocuparam amplo espaço nos pavilhões com alimentos orgânicos e planted based, voltados principalmente para atender às demandas dos consumidores vegetarianos e veganos.

Antecipação aos desafios

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de se atualizarem sobre os principais desafios do mercado A&B. Também participaram de visitas técnicas nas quais puderam trocar experiências com empresários americanos e brasileiros que atuam em Chicago.

“Foi muito interessante ver os empresários brasileiros integrantes da missão do Sebrae perceberem os desafios que às vezes ainda não chegaram aqui, mas que eles vão ter que se antecipar para aprender a superar”, declara a analista do Sebrae Nacional.

Mayra explica que nos EUA a falta de mão de obra qualificada tornou-se um dos grandes problemas do setor e que os americanos já estão avançando em busca de enfrentar essa dificuldade. Nesse ponto, ela conta que a indústria americana tem produzido equipamentos supermodernos, mas que precisam de treinamento específico para operação.

Próximos passos

Os empresários que participaram da missão do Sebrae voltaram com um dever de casa: construir um plano de ação a partir dos aprendizados da experiência. “Os insights foram variados, mas posso dizer que todos estavam muito focados em buscar conhecimento e soluções específicas para os seus negócios, como o empresário que atua no ramo de embutidos e conheceu uma solução para preservar por mais tempo os alimentos com uso da nanotecnologia, ou a empresária que pretende modernizar o contato com o cliente com uso de Inteligência Artificial”, acrescenta.

Fonte

Agência Sebrae 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?