Início / Notícias / Negócio Próprio / 7 dicas para aproveitar ao máximo a feira de franquias

7 dicas para aproveitar ao máximo a feira de franquias

ABF Franchising Expo começa na próxima semana com 400 marcas expositoras. Veja como encontrar a franquia ideal

7 dicas para aproveitar ao máximo a feira de franquias
Flávia Denone Publicado em 24 de Junho de 2023 às, 08h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 09h56.

Compartilhe:   

A partir do dia 28 de junho, diversas marcas franqueadoras vão expor seus modelos de negócios da Feira da ABF e uma das formas de atrair potenciais investidores é oferecer facilidades para aquisição de uma franquia. Desconto na taxa de franquia e isenção de royalties são ações comuns das franqueadoras durante a feira de negócios, entretanto, estudar sobre o setor e ter, mesmo que mínimo, entendimento sobre a Lei de Franquias, é indispensável aos que vão entrar neste nicho de mercado.

Participe da comunidade da plataforma Sua Franquia no WhatsApp

“O futuro franqueado precisa se informar, realizar cursos e, quando procurar sua franquia, conhecer a lei 13.966/19, que rege o sistema de franchising no Brasil. É uma lei bastante simples e há muito conteúdo sobre ela on-line, em portais confiáveis”, explicouThais Kurita, advogada especializada em franchising e varejo, que há mais de 20 anos trabalha com franqueadoras.

A especialista orienta ainda cautela na tomada de decisão, uma vez que comprar uma franquia está atrelado a um contrato, sendo que esse acordo, tem prazo de vigência e está condicionado a uma série de exigências da marca franqueadora.  A feira um momento de conhecer e comparar propostas. Não é uma oportunidade para comprar, no calor da emoção. É importante que o empreendedor avalie com calma cada rede visitada, pondere os prós e contras e, apenas depois de passar por dois ou três processos seletivos, faça sua escolha”, aconselha.

Para ajudar os empreendedores que estão começando a pesquisar sobre franquias, a advogada listou sete dicas para participar do evento e tirar proveito do mesmo. Confira!

Pesquise sobre o segmento de interesse e sobre marcas também

Ter mapeado os segmentos e setores de interesse antes de participar da ABF é indispensável. Assim, é possível selecionar marcas que atuam nos nichos de interesse e visitar o stand as mesmas.

Questione, questione e questione

Não tenha medo de fazer perguntas à franqueadora. Tais respostas ajudarão na tomada de decisão de investir, ou não, em uma marca de franquias. E isso também ajudará no processo de seleção feito pela franqueadora, pois, afinal, não é apenas a marca que está em avaliação ao fechar um negócio.

Veja quais os canais de venda da marca

Atualmente, as marcas operam em mais de um canal de varejo, o que pode ser importante para muitos franqueados. Assim, é possível investir em uma dark kitchen, em uma loja em shopping, um quiosque ou uma microfranquia de uma mesma marca, variando o valor do investimento ou a localidade de implantação da franquia.

Sua região de interesse já tem uma unidade franqueada?

A disponibilidade da marca para a região de interesse é fundamental. De nada adianta se encantar pela marca e a mesma não ter disponibilidade em seu estado, municípios e bairro, por exemplo.

Não tenha pressa

Quando o processo de seleção é muito rápido – e alguns são automáticos – muitas perguntas do franqueado deixaram de ser respondidas e essas dúvidas poderão se tornar problemas futuros. Desconfie da franqueadora que não se importa muito com quem entrará em sua rede.

Converse com quem já trabalha com a marca

Ter um feedback de quem já é franqueado da marca é ferramenta poderosa na tomada de decisão. Mas, não se restrinja a conversar com quem está no stand, vá em busca de outros franqueados. Lembre-se: o franqueador não usará, como propaganda, aquele franqueado que tem problemas de desempenho.

Espere a feira passar para fechar negócio

Assinar o contrato de aquisição da franquia durante a feira de negócios é muito arriscado. Um dado extremamente importante é que, perante a lei de franquias, a Circular de Oferta de Franquia (COF) deve ser entregue ao candidato à franquia dez dias antes de o contrato ser assinado. Então, se você não recebeu a COF há dez dias, tendo tempo para analisá-la, é ilegal assinar um contrato.

Fonte

Divulgação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?