Empreender é o sonho de muitas pessoas. E pensando naqueles que desejam trilhar esse caminho, vamos analisar brevemente dois deles: abrir um negócio próprio ou investir numa franquia. É preciso observar as vantagens de cada uma dessas opções e analisar qual se encaixa melhor nas suas expectativas como empreendedor e nos resultados que você espera ter.
O sistema de franchising é bastante consolidado no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, em 2022, o faturamento das redes brasileiras - mais de 3 mil - passou de R$ 185,068 bilhões em 2021 para R$ 211,488 bilhões em 2022. O crescimento nominal foi de 14,3%, índice superior aos 12% projetados pela entidade.
O que mais atrai quando falamos sobre investir em uma franquia é a segurança que esse modelo de negócios traz. Ninguém começa totalmente do zero. A operação, produtos e serviços são padronizados e o franqueado recebe treinamento, suporte e trabalha com uma marca já existente e consolidada no mercado. Ao investir, o franqueado também já tem uma ideia do retorno do investimento realizado - o que pode ser fundamental para alguns empreendedores.
Por outro lado, o que mais atrai quando se fala em abrir um negócio próprio é a autonomia de tomar as próprias decisões. Ter uma identidade própria, flexibilidade para trabalhar de acordo com seus próprios desejos e, principalmente, a possibilidade de expansão são alguns dos pontos que chamam atenção quando se fala num voo solo.
De uma forma ou de outra, existem pontos que podem ser vistos como negativos para quem está estudando esses modelos de negócios. O menor espaço para inovação, por exemplo, pode ser um problema para quem quer abrir uma franquia; a falta de suporte e a necessidade de construção da marca são grandes desafios para quem quer começar um negócio próprio.
Esses são apenas alguns pontos que devem ser considerados quando se pensa em abrir um negócio próprio ou se tornar um franqueado. Desta forma, o primeiro passo para decidir entre empreender ou abrir uma franquia é a pesquisa, seguido do alinhamento de expectativas e de uma autoanálise para, finalmente, começar seu negócio. Boa sorte!