Notícias / Negócio Próprio / Marketing: a forma como a sua empresa se comunica importa

Marketing: a forma como a sua empresa se comunica importa

Em artigo, colunista da Sua Franquia Carol Paiffer, fala da importância das estratégias bem pensadas em marketing. Confira!

Compartilhe:   

Não é preciso dizer o óbvio: toda empresa precisa estar com um marketing bem feito. É a linha de frente de comunicação entre marca, mercado e consumidor. Existem diversas ramificações do marketing e claro, você não precisa se prender a uma única estratégia, mas sim, utilizar aquelas que combinam e fazem sentido com o seu negócio.

Nesse artigo, vou apresentar quatro dessas ramificações e a última, acredito que todas as empresas devem implementar, independente de setor ou tamanho!

Marketing de Conteúdo

Essa é uma estratégia bem comum e que o objetivo é conectar as pessoas, a sua marca, produzindo e distribuindo conteúdos relevantes e de valor para os leads. Dessa forma, é construída uma relação de confiança com o consumidor final - e isso o fará lembrar do seu negócio.

A distribuição desse conteúdo é combinada com o marketing de mídia social. As redes sociais são uma das formas mais populares de alcançar pessoas, visto que todos nós estamos conectados no digital de alguma forma: Instagram, Facebook, YouTube, LinkedIn, etc. É possível alcançar pessoas em todo o mundo e criar uma comunidade engajada com sua empresa com essa combinação.

Marketing de Busca

Esse é um desafio para diversos empreendedores, visto que precisa de um profissional especializado em otimização de mecanismos de busca - o famoso SEO.

O SEO é baseado em intenção de busca, ou seja, é preciso entender como o seu cliente busca pelo seu produto ou serviço e, com base nessa pesquisa, utilizar palavras-chave para produzir e melhorar suas páginas de venda, funis de venda, site e o blog de seu site.

Utilizar o SEO é levar tráfego orgânico para sua base de clientes. São leads mais quentes, qualificados e com maior probabilidade de consumir da sua empresa. Não deixe de investir nesse profissional!

Marketing de Eventos

Eventos como imersões são excelentes oportunidades de comunicar a existência da sua marca. Há sempre um grande número de pessoas presentes, postando nas redes sociais e fazendo networking.

Requer um investimento mais alto e tem um objetivo principal: encantar o lead com a experiência proporcionada. Aliás, o marketing, de uma maneira geral, tem esse objetivo: encantar e conectar através de uma experiência positiva, para no final, o time comercial fazer a conversão.

Em caso você feche parceria para ser representado em algum evento, envio de brindes, vídeos ou estandes “instagramaveis” são algumas opções para marcar presença.

Em caso de eventos próprios, busque conhecer as pessoas que estarão presentes. Um exemplo de encantar clientes em eventos, é o Grupo Acelerador do Marcus Marques. Desde a atenção ao doce preferido do cliente a entrega de materiais dentro das imersões, o Grupo Acelerador é uma verdadeira referência de marketing de eventos.

Marketing Social

Segundo pesquisa realizada pela Union + Webster, 87% dos consumidores brasileiros compram de empresas que têm responsabilidade social. Toda empresa precisa ter esse feeling social

Doar para ONGs da sua cidade e mostrar isso para seu cliente é uma forma de marketing social.

Eu não estou dizendo para seguir uma linha que diz: “olha o que eu faço, compre de mim”. Não! Tem a ver com mostrar de maneira sucinta que, parte do que o seu cliente gasta com sua marca, volta para a sociedade de alguma forma.

Há quem coloca um recadinho na nota, dizendo que aquele valor gasto conseguiu alimentar X pessoas, por exemplo.

E não é importante apenas para o consumidor final. É importante para o seu time também. Isso vai inspirá-los, conectá-los à sua marca e fazer com que se sintam pertencentes a algo maior.

Já tinha pensado nisso?

Nessa Páscoa, o time Atom se mobilizou para arrecadar alguns mantimentos para o Lar Casa Bella, uma ONG de acolhimento institucional e familiar temporário de Sorocaba. Foi lindo para mim ver o meu time engajado e eles inovaram na forma de arrecadar em nome da empresa - além das doações que fizeram por conta.

Faça um planejamento para investir nessas causas. Há muito em jogo e você verá como é recompensador. Na dúvida, procure por uma empresa especializada no ramo para te ajudar a organizar esse movimento.

Toda forma de comunicar é válida. Existem ainda outras formas de marketing. Escolha uma para se especializar, mas, não deixe de investir em outras ramificações e fazer um mix daquelas que fazem sentido para o seu negócio e segmento.

Carol Paiffer, colunista da Sua Franquia

 

*Por Carol Paiffer é cofundadora e CEO da Atom S/A,  empresa de traders e publicadora de conteúdos educacionais sobre educação financeira, mercado financeiro e empreendedorismo de toda a América Latina.  A empresária atua no mercado financeiro desde 2005, é investidora no programa Shark Tank Brasil e sócia do Instituto Êxito de Empreendedorismo, onde é a única mulher em meio a 33 homens e fundou o Êxito Ladies, o braço feminino do projeto, para incentivar outras mulheres a aprender sobre empreendedorismo e acelerar seus projetos. 

Carol é colunista da Plataforma Sua Franquia e em sua coluna mensal a empresária fala sobre empreendedorismo, finanças e demais temas correlatos. 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?