Faltando dois meses para o ano acabar, lojas de todo lugar já começam a enfeitar as vitrines com papai noel, kits de produtos com árvores e laços dourado e vermelho. Um dos períodos mais aguardados pelos empreendedores é o final de ano. Principalmente para aqueles que tem algum comércio, loja de calçados, roupas, agência de viagens e setores de beleza.
O retorno das festas e eventos sem as restrições impostas pela pandemia, está sendo um período muito importante para os lojistas, que apostam nas tendências. Uma época em que os consumidores estão planejando os presentes para familiares e amigos e estão mais dispostos a comprar.
E para aumentar essas vendas é preciso de algumas ações, divulgações em redes sociais e empenho dos funcionários para que os resultados serem melhores ainda.
Conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), só na copa do mundo estão estimadas em R$ 1,48 bilhão de vendas, trata-se de um valor 7,9% acima do registrado na competição de 2018.
Além disso, uma pesquisa realizada pela Conversion, 96% dos brasileiros disseram que pretendem fazer compras na Black Friday, isso mostra um crescimento de 8% na intenção de compras em comparação com o ano de 2021
Para André Minucci, Mentor de Empresários da empresa Minucci RP, considera que a expectativa são positivas, a Black Friday e a copa, por exemplo, servirão como incentivo para o comércio e também as compras on-line.
O e-commerce representou R$ 118,6 bilhões de vendas, só no primeiro trimestre de 2022 de acordo com o relatório Webshoppers, muitas empresas conciliarão as vendas presenciais e online para aumentar as vendas. “Porém, para isso, deverão utilizar estratégias de estoque e demanda eficientes”.
Confira algumas dicas do especialista para alavancar a suas vendas:
Mantenha seu negócio atraente
Para vender é necessário um bom marketing. Invista em campanhas, brindes, setor especial, produtos temáticos para atrair o cliente até a sua loja.
Oferecer brindes, como um bloco de notas, caneta, canecas, são ótimas opções para conquistar o cliente.
Treine os funcionários
Garantir um bom atendimento é essencial, e no final de ano onde a movimentação só aumenta, é preciso ainda mais dedicação e atenção de todo o time.
Faça promoções
Além de acompanhar de perto o que os concorrentes estão preparando, o empreendedor deve criar promoções para atrair o consumidor. Mas, é preciso conhecer a margem de erro, para não tem prejuízo.
Aproveite as datas
Black Friday, Copa, Natal e Ano Novo. Essas são as principais datas para os próximos meses. “São excelentes oportunidades para conseguir boas vendas” diz André. Use ações e campanhas diferenciadas para chamar atenção do seu cliente. Black Friday, por exemplo, é uma boa opção para atrair consumidor e antecipar as compras de Final de ano por um valor justo.
Crie metas para os funcionários
Um treinamento de vendas é essencial neste período para motivar o funcionário, além de assumir uma responsabilidade e crescer no mercado de trabalho. “Quando o objetivo é vender mais no final de ano, o empreendedor deve criar metas”, comenta o especialista André.
Planejamento é a chave
E por último, apesar de o período ser ótimo e, mesmo tempo, desafiador, o especialista garante que a organização é muito importante.
Para mais informações acesse o site: minuccirp.com.br. Confira nossas redes sociais: Facebook e Instagram: @minuccirp e @andreminucci
CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ
Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: gurus do franchising