Início / Notícias / Mercado / Brasil bate recorde histórico com mais de quatro milhões de novas empresas em 2021

Brasil bate recorde histórico com mais de quatro milhões de novas empresas em 2021

Segundo a Serasa Experian, o segmento com mais negócios criados foi o de serviços de alimentação (8,7%).

Brasil bate recorde histórico com mais de quatro milhões de novas empresas em 2021
Sua Franquia Publicado em 03 de Abril de 2022 às, 06h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 12h56.

Compartilhe:   

Em 2021, o Brasil bateu recorde de novas companhias abertas, um salto de 3.391.931 para 4.052.796. De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas, da Serasa Experian, o dado representa um crescimento de 19,5% em relação ao ano anteriorde 2020. Este é o maior número de toda a série histórica do índice, iniciada em 2010.

 

Ainda de acordo com o levantamento, o segmento de alimentação e food service foi o que mais teve empresas criadas, 8,7%. “Devido às restrições da pandemia, muitos bares e restaurantes ficaram totalmente fechados. Para suprir essa demanda e auxiliar a população, muitas pessoas viram neste segmento uma boa oportunidade de empreender e exercer suas atividades de maneira online”, esclarece o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

 

Em seguida estão as empresas voltadas ao setor de reparos e manutenção de Prédios e Instalações (5,9%) e os Comércios de Confecções em Geral (5,8%). Confira as informações completas nos gráficos a seguir:

 

 

Abaixo os setores que mais cresceram em 2021:

 

 

“A pandemia e o desemprego em alta no país evidenciaram a necessidade de começar a empreender e fez com que as pessoas encontrassem no seu CNPJ uma fonte de renda. Muitos brasileiros perderam seus empregos e se viram obrigados a criarem uma empresa para pagarem suas contas e, com isso, se manterem. Com os níveis altos de desemprego e a crise econômica em decorrência da pandemia, abrir um negócio e gerar a própria fonte de renda foi um meio vantajoso de conseguir lucros para arcar com as despesas do dia a dia”, explica Rabi.

Na análise por natureza jurídica, o levantamento apontou que os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram os grandes impulsionadores do indicador, com mais de 3 milhões. Em seguida estão as Sociedades Limitadas, quando o empreendedor atua com sócios, com mais de 580 mil empresas. Veja os dados completos no gráfico e tabela abaixo:

 

Ainda no acumulado anual de 2021, a região que mais impulsionou o índice foi a Sudeste, com 2.076.722 novos empreendimentos, seguida pelas regiões: Sul (718.040), Nordeste (693.272), Centro-Oeste (355.404) e Norte (209.358).

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?