Notícias / Mercado / "O fracasso é um grande aprendizado", diz Luiz Quinderé em conversa sobre empreendedorismo

"O fracasso é um grande aprendizado", diz Luiz Quinderé em conversa sobre empreendedorismo

Convidado do podcast "De Carona na Carreira" mostrou a apresentadora Thais Roque como seus aprendizados ajudam outros empreendedores

Compartilhe:   

Em entrevista ao podcast “De Carona na Carreira”, com apresentação de Thais Roque, o empreendedor Luiz Quinderé, conhecido por projetos de sucesso como o Brownie do Luiz, falou um pouco sobre a sua trajetória, mostrando que os desafios de uma carreira podem ser encarados como oportunidades.

 

Aos 15 anos, junto a empregada doméstica de seus pais, ele decidiu empreender no ramo alimentício. No começam eles dividiam todas as tarefas, e hoje, como sócios, contam com mais de mil pontos de vendas de brownies entre os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Por conta de sua história, Luiz pode ser encarado com um ponto fora da curva. Mesmo repetindo de ano na escola, abandonando a faculdade, e apostando todas as suas fichas em um único produto, ele atingiu o sucesso, sem se abalar com os fracassos do percurso.

 

“Comecei a empreender cedo e estudei muito por livros e palestras. Percebi que as pessoas falavam muito sobre coisas positivas, passando uma imagem deturpada do que acredito ser o empreendedorismo. No Brasil, temos mais empresas fechando do que abrindo, então você tem que falar sobre o fracasso, é preciso estuda-lo.”

 

Hoje, Quinderé também atua dando mentorias para quem está começando, e nesse ponto, Thais o questionou se as pessoas já entenderam que todo mundo falha e como fica a questão da expectativa em torno da perfeição.

 

 

“A internet trouxe um aspecto de grandeza em geral muito grande. Por exemplo, se eu for abrir uma empresa de sucos, não posso me basear prontamente com o sucesso da Coca-Cola. É preciso entender que há um processo e que o mesmo é demorado”.

 

Ele se usa como exemplo na hora de aconselhar os outros, sendo um entusiasta de novos negócios, as vezes até mais do que quando já há uma estrutura estabelecida.

 

“Outro dia estava na fábrica de brownies, observando todos os detalhes, e me lembrei das histórias vividas, dos perrengues. Eu acho que é aí que encontramos a beleza das coisas, você ter vivido tudo aquilo, cada tijolo.”

 

Luiz mostra como o reaproveitamento de material ressignifica o desperdício, o transformando em lucro. “Eu vendo até farelo de brownie (risos). A gente usa muito essa estratégia para co-branding, com outras marcas parceiras, fazendo produtos a serem vendidos em suas lojas na maioria, e alguns nas nossas.”

 

Paixão por empreender

Thais ressalta a paixão do empreendedor ao lembrarem de outros negócios de sucesso que contam com a participação de Luiz, como a Yuka Pão de Queijo, Loop Distribuidora e Kuba Áudio.

 

 

“Há 6 anos atrás tive uma oportunidade inesperada através da Camila Farani. Participei de um projeto dela como palestrante, me deparei com os números da Kuba Áudio, e hoje sou um dos poucos sócios remanescentes.”

 

A apresentadora ainda lembra como Quinderé fugiu à regra ao apresentar sua receita de brownie no programa “Mais Você”, algo que poderia ser visto como prejudicial para o futuro da empresa. Com uma visão diferenciada, ele mostra que o sucesso está atrelado a muitos outros fatores.

 

“A grande mentira é as pessoas acreditarem que apenas a receita vai fazer seu negócio prosperar. Na verdade, é um conjunto de coisas que determina isso, dentre elas a receita, mas é a forma de execução que faz o diferencial na hora de escalar. Não há nada que garanta um marketing bem feito e uma logística bem executada.”

 

O empreendedor deixa claro como sabe diferenciar as situações, e que não há sucesso sem muito trabalho. “As pessoas querem apenas o glamour do empreendedorismo. Antigamente pessoas como eu eram vistas como vilãs na sociedade, e hoje temos grandes nomes em capas de revistas. A profissão empreender é o desejo de futuro das crianças dos dias atuais.”

 

 

O papo completo já está disponível no canal do “De Carona na Carreira” no Spotify, pelo link:

https://open.spotify.com/episode/6eSA9PdQsUabyyUedVbGUz?si=1sP0CbdNTXaqL6z_XvzRxA&dl_branch=1&nd=1

 

Sobre o “De Carona na Carreira” e Thais Roque

De carona na Carreira é um podcast apresentado por Thaís Roque com novas entrevistas todas as quintas-feiras. O programa conta sobre as mais incríveis jornadas profissionais, de executivos a celebridades, através de entrevistas e cápsulas rápidas. Você é levado para passear pelos caminhos percorridos por gente de sucesso, aprendendo que o impossível é só uma questão de ponto de vista.

 

Thaís Roque, a idealizadora e apresentadora do canal, formou-se em administração e passou oito anos tentando se encontrar em multinacionais como Nestlé, Pão de Açúcar, Symantec, Cruz Vermelha e Accenture, passando por áreas diversas: Supply Chain, Vendas, Planejamento Estratégico, Recrutamento e Cultura Organizacional.

 

Para ela, a alegria de viver só acontecia após o expediente, e foi em sua incansável busca por um significado a mais de vida, que em 2009, foi estudar gerenciamento de negócios e coaching por dois anos na New York University (EUA).

 

Em 2015 lançou o projeto #MeuPropósito, que foi inovador ao trazer propósito como uma forma de trabalho, ganhando muito espaço na mídia, e com isso teve sua história contada em um trecho do livro de André Carvalhal, “Moda com Propósito”.

 

 

Em 2017, cursou no Disney Institute o curso de Qualidade de Serviço, uma das suas grandes paixões, e em 2020, criou o podcast “De Carona na Carreira”.

 

De Carona na Carreira

https://open.spotify.com/show/0IX5HyMbFMAw3Ao8DfSgfP

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?