Notícias / Mercado / Empreendendo: empréstimo para abrir franquia vale a pena?

Empreendendo: empréstimo para abrir franquia vale a pena?

Você quer abrir uma nova franquia e não sabe se pegar um empréstimo é uma boa opção? Confira algumas dicas nesse artigo!

Compartilhe:   

Solicitar um empréstimo é sempre um grande compromisso financeiro. Sendo assim, essa forma é indicada em alguns casos, principalmente se é seu sonho abrir uma franquia e se aventurar no universo do empreendedorismo.

 

Já em outros casos existem também empreendedores que têm o capital, mas optam por empréstimos para deixar o seu dinheiro aplicado ou investido em outros negócios para receber o rendimento.

 

Se você tem essa dúvida, e quer saber se realmente tirar um empréstimo é válido para abrir uma franquia, traremos aqui informações relevantes.

 

Sua condição financeira, cenário do mercado, desempenho da franquia e outros fatores vão interferir na hora de decidir a melhor forma de viabilizar o empreendimento.

 

Por dentro das franquias: entenda esse modelo de negócio.

Franquia é uma estratégia comercial que tem ganhado cada vez mais popularidade. Consiste em um modelo de negócio com o lançamento de um produto que tem boa aceitação comercial. Com isso, cria-se um modelo que pode ser replicado em outros locais, e vendido a outras pessoas que queiram aplicá-lo.

 

 

Portanto, quando um outro empreendedor quer replicar o negócio ele pode optar por comprar uma franquia do modelo desenvolvido, evitando diversos tipos de erros ao longo do negócio.

 

Passadas as explicações mais introdutórias, vale enfatizar o que realmente vem com a compra da franquia. Nesse caso, ao comprar a franquia o comprador tem direito de usar: a marca, patente, infraestrutura, know-how e distribuição. 

 

Um conceito simples, seria: franquia é a compra de um negócio pronto para ser usado, com produtos, técnicas e tecnologias envolvidas.

 

Porém, apesar de comprar o direito de replicar, o franqueado (terceiro que compra a franquia) deve se manter dentro do padrão da franqueada, não podendo sair do padrão sob pena de perder a concessão.

 

Para entender mais sobre as regulamentação que regem as franquias no Brasil, é possível conferir no regulamento lei das franquias, nr 8955/94, assinada no governo de Itamar Franco.

 

 

Por que investir em franquias?

A razão é simples, todos querem investir em um negócio que está dando certo. Franquias são testadas e validadas antes de serem comercializadas, tendo melhor grau de aceitação pelo público consumidor e mercado.

 

Diante disso, as franquias se tornam uma ótima oportunidade para se aventurar no mundo do empreendedorismo, diminuindo os riscos ao longo do caminho.

 

Além disso, podem ser consideradas uma ótima porta de entrada para novos negócios, tendo toda a expertise comercial e modelo de aplicação muito bem consolidado.

 

Vale a pena pedir um empréstimo para abrir uma franquia?

Um empréstimo é sempre uma das soluções possíveis quando se necessita de capital. Mas cabe também ressaltar que este é um grande compromisso financeiro, sendo necessário cautela e organização para não perder o controle.

 

Para a decisão sobre solicitar um empréstimo para abrir uma franquia, existem alguns fatores que devem ser analisados criteriosamente.

 

  

 

São eles: sua condição financeira, cenário do mercado, desempenho da franquia e outros fatores que vão interferir na hora de decidir a melhor forma de viabilizar o empreendimento. 

 

Por esses fatores você poderá analisar se vale a pena, ou não, fazer um empréstimo para abrir uma franquia.

 

Uma das saídas que pode ser feita é alocar todos recursos possíveis e só fazer empréstimo da parte complementar.

 

Alguns especialistas dão algumas dicas de quando vale a pena:

 

  • Quando você tem um capital reservado que dê para cobrir o financiamento, e não quer usar, o valor está aplicado pois você prefere deixar ele rendendo;
  • Quando os juros dos bancos estão baixos, tornando o financiamento uma ideia atraente pois vai comprometer pouco do orçamento requerido pelo negócio;
  • Quando você não coloca em risco o patrimônio do investidor. Tipo colocando em garantia o imóvel onde a pessoa mora, não são recomendados, pois se houver fracasso, perde tudo.
  • Ou, quando as perspectivas financeiras conseguem remunerar o franqueado e cobrir a parcela do financiamento.

 

 

Como conseguir um capital para abrir uma franquia

Se você continua acompanhando nosso artigo, significa que você está decidido que para sua situação o empréstimo é a melhor solução. 

 

Agora resta procurar o melhor empréstimo para abrir sua franquia. Devido a grande procura por franquias, existem várias linhas de crédito voltadas para o segmento.

 

Bancos públicos, privados e fintechs. Todas essas instituições possuem linhas de crédito que você pode consultar e analisar.

 

A decisão de contrair um empréstimo deve ser além das condições, no momento da contratação, mas você deve analisar sobre o compromisso assumido de pagar as parcelas.

 

Outra questão é a burocracia, às vezes se encontra condições favoráveis mas não se cumpre os requisitos exigidos para a contratação.

 

 

Você verá  a seguir formas de conseguir empréstimos de forma rápida com pouca burocracia, que vão lhe ajudar a abrir sua franquia.

 

Tipos de empréstimo no mercado

Ao optar pelo empréstimo, você pode contar com as facilidades que a tecnologia oferece atualmente no mercado financeiro. Uma delas são as fintechs de crédito, plataformas que possibilitam a simulação e contratação de empréstimo sem precisar sair de casa.

 

Confira abaixo algumas das principais opções que você pode encontrar atualmente para te auxiliar na hora de contratar um empréstimo para abrir sua franquia

 

Simulador de empréstimo 

Com simulador de empréstimo, você pode ver quanto ficará sua prestação e prazo, assim você pode analisar com dados reais. Além disso, é uma ótima ferramenta para comparar as taxas em diferentes empresas, conseguindo encontrar a melhor oferta para seu caso.

 

Garantia de imóvel

Uma forma de conseguir capital de alto valor é através do empréstimo com garantia de imóvel - também conhecido como refinanciamento de imóvel. Esse tipo de empréstimo tem custo menor pois não existe risco de perdas para instituição financeira. 

 

 

Além disso, vale ressaltar que dificilmente se perde o bem colocado em garantia, visto que representa um compromisso ainda maior para a pessoa quitar a pendência financeira.

 

Uma outra modalidade similar a essa é a hipoteca online. A diferença é que no caso da hipoteca, que é pouco conhecida no Brasil, o banco não possui qualquer propriedade do bem em garantia, sendo que ela possui e acompanhamento junto à justiça. 

 

Garantia de veículo

Outra forma de conseguir um empréstimo rápido, sem burocracia, colocando um veículo como garantia, essa modalidade também pode ser chamada de refinanciamento de veículo.

 

Essa é uma opção de empréstimo de complemento, pois seu valor é menor que a opção anterior. Porém ambos são fáceis e rápidos de contratar, desde que preencha todas as exigências. 

 

Cuidados ao abrir uma nova franquia 

Agora que você está no caminho de abrir sua nova franquia, já sabe como conseguir o capital inicial, completo ou parcial, queremos chamar a atenção para os cuidados com a nova franquia.

 

 

Afinal tudo que trouxemos aqui foi para você entrar no segmento que mesmo em meio a crise vem faturando alto no cenário brasileiro.

 

Confira aqui quatro dicas para lhe ajudar a não ser abrir, mas sobreviver no mundo comercial, acompanhe:


  1. Pesquisa do Mercado - Escolha um negócio que tem chance de sobreviver no contexto atual.
  2. Planeje o negócio - A franquia já vem com todo plano de negócio para ser colocado em prática, porém você precisa se ver dentro desse negócio, e saber como irá colocar tudo em prática.
  3. Público Consumidor - Todo empreendedor depende do cliente, e cada franquia tem um tipo de clientela, e você precisa se preparar para alcançar e atender seus clientes da melhor forma possível.
  4. Aptidão para o Negócio - Aqui não estou me referindo a experiência, e sim que você deve escolher uma franquia que você goste, somente assim você vai se dedicar completamente ao seu novo empreendimento

 

Considerações finais

Agora já é possível ter um panorama mais aprofundado a respeito de opções financeiras para abrir sua franquia. Mas lembre-se, empreender é um desafio constante e percalços podem surgir ao longo do caminho.

 

Por isso, sempre busque conhecimento sobre negócios e finanças para evitar entrar em apuros. E não deixe de conferir o blog Juros Baixos e canal no youtube para ter mais dicas financeiras para seus negócios. 


CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?