Com a redução do consumo e a necessidade de se manter o isolamento social, muitas empresas estão enfrentando dificuldades ao longo da pandemia. De acordo com um estudo realizado pelo Facebook a nível global em fevereiro, 24% das PMEs pesquisadas fecharam as portas. Vital para qualquer negócio, especialmente em um cenário de crise, a gestão de caixa é o fator que pode fazer a diferença entre salvar ou não sua empresa.
"Uma boa gestão de caixa é capaz de fazer com que o negócio, independentemente do seu tamanho, supere os cenários mais adversos, inclusive a crise pela qual estamos passando. Para uma empresa ter uma boa gestão de caixa, o primeiro ponto é se atentar na redução de custos. É necessário atenção e cautela. Todo o orçamento deve ser registrado e ter um objetivo em específico", comenta João Ferraz, CEO da Conta 4U, rede de franquias de contabilidade digital voltada a MEIs e PMEs.
Confira abaixo cinco dicas do especialista para sua empresa reduzir custos.
1- Registre tudo
Não interessa se a empresa é um grande negócio ou formada apenas por um funcionário autônomo. O primeiro passo parase realizar uma boa gestão de caixa é registrar toda entrada e toda saída . Dessa maneira, o empreendedor terá maior controle e poderá confirmar se o seu negócio está trazendo lucro ou apenas gastos.
2-Tecnologia
De acordo com a Conta 4U, a tecnologia chegou para somar e pode ser utilizada como um importante recurso para reduzir a burocracia. Desde ferramentas de comunicação até de gestão de processos, uma empresa deve estar tecnologicamente atualizada para otimizar o tempo do empreendedor e gerar mais lucro.
3-Terceirização
Muitas vezes, para reduzir mais custos é necessário realizar novos investimentos. A terceirização permite que o empreendedor tenha tempo disponível para atuar em outros setores do seu negócio. Serviços como contabilidade, marketing, RH e até mesmo o comercial são vitais para a empresa, mas também podem ser realizados por pessoas especializadas. Dessa maneira, estes serviços irão fluir com qualidade e o empresário pode se focar no mote principal do negócio.
4-Operacional
O custo operacional de uma empresa deve ser avaliado constantemente. Para que isso ocorra, o diagnóstico empresarial é a ferramenta certa. Avalie quanto você gasta na sua operação e busque reduzir esse valor ao máximo. Dessa maneira, você está preparando o seu negócio para enfrentar possíveis crises.
5- Avaliação constante
Para uma gestão de caixa realmente eficiente e uma redução de custos que traga bons resultados, é necessário que o empreendedor fique atento ao financeiro. Mais do que isso, deve-se também olhar o mercado. Dessa maneira, você irá se preparar para possíveis crises antes que elas gerem um impacto considerável no seu negócio.
CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ