Notícias / Mercado / Webinar da ABEMF mostra eficácia das multialavancas promocionais na fidelização de clientes

Webinar da ABEMF mostra eficácia das multialavancas promocionais na fidelização de clientes

Evento reuniu, na última quarta (7), CEOs da Stix e do Abastece Aí

Compartilhe:   

Empresas de todos os setores têm enfrentado diariamente o desafio de atrair, engajar e fidelizar sua base de consumidores. Foi nesse contexto que o 4º Webinar de Fidelização da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelidade) abordou o papel das multialavancas promocionais como ferramentas para esse fim, destacando o uso de múltiplos benefícios como descontos, cashback, pontos/milhas e gamificação em programas de fidelização.

Eduardo Terra, presidente da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) e moderador do evento, definiu como alavanca "tudo aquilo que move o consumidor a comprar, a ir a uma loja", destacando também que apesar de o desconto ser mais utilizado no varejo, há outras alternativas, inclusive, para as ações de fidelidade.

A principal mensagem do evento foi demonstrar como essas ferramentas podem e devem ser complementares na estratégia de fidelização de uma marca. Para os especialistas, se utilizadas combinadas e de maneira harmônica, podem ajudar, e muito, os programas de fidelidade na missão de se aproximar do público consumidor.

Jeronimo Santos, CEO do Abastece Aí (Grupo Ipiranga), falou sobre a utilização das multialavancas em sua base de 34 milhões de cadastros. "Somos originados de um programa de fidelidade, então a dinâmica do acúmulo e resgate de pontos se mantém. Transformamos o que era desconto em cashback, e a terceira alavanca da nossa operação é a plataforma de pagamentos. Nós damos os benefícios para as pessoas já numa conta digital na qual podem fazer seus pagamentos. Nessas 3 alavancas combinadas é que baseamos todas as nossas estratégias", explicou.

Esse conceito de múltiplos benefícios vai ao encontro também da proposta de oferecer liberdade de escolha ao participante. Permitir que ele use o ponto/milha para uma viagem ou que transforme em desconto na boca do caixa da farmácia ou do supermercado é uma estratégia da Stix, como explicou o CEO da empresa, Eduardo Leonidas. "Toda a construção do ponto Stix foi feita para facilitar o resgate. A gente tentou trazer uma fidelidade mais acessível. Fizemos a concepção de um ponto que, com um valor transparente, o participante pode resolver se transforma aquilo em dinheiro, com uma gratificação mais instantânea como o cashback, ou se acumula pontos para trocar por algo mais tradicional", disse.

Para os especialistas, essa transparência na relação com o cliente, a multiplicidade de ofertas, para que ele possa fazer as melhores escolhas de acordo com seu perfil, e o uso da tecnologia para facilitar a utilização dos programas e trazê-los para mais perto do consumidor são alguns dos recursos que vão garantir o sucesso e a continuidade de um bom programa de fidelização.

O evento está disponível na íntegra no link: http://event.on24.com/wcc/r/3084132/47C0F9327EB44BE40A45932428429463?mode

 

Sobre ABEMF

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.

Fazem parte da entidade dez das maiores companhias do segmento no país: Dotz, Elo, GPA, Juntos Somos Mais, Latam Pass, LTM, Mastercard, Orbia, Smiles e Visa. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por sementos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?