Empresas de todos os setores têm enfrentado diariamente o desafio de atrair, engajar e fidelizar sua base de consumidores. Foi nesse contexto que o 4º Webinar de Fidelização da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelidade) abordou o papel das multialavancas promocionais como ferramentas para esse fim, destacando o uso de múltiplos benefícios como descontos, cashback, pontos/milhas e gamificação em programas de fidelização.
Eduardo Terra, presidente da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) e moderador do evento, definiu como alavanca "tudo aquilo que move o consumidor a comprar, a ir a uma loja", destacando também que apesar de o desconto ser mais utilizado no varejo, há outras alternativas, inclusive, para as ações de fidelidade.
A principal mensagem do evento foi demonstrar como essas ferramentas podem e devem ser complementares na estratégia de fidelização de uma marca. Para os especialistas, se utilizadas combinadas e de maneira harmônica, podem ajudar, e muito, os programas de fidelidade na missão de se aproximar do público consumidor.
Jeronimo Santos, CEO do Abastece Aí (Grupo Ipiranga), falou sobre a utilização das multialavancas em sua base de 34 milhões de cadastros. "Somos originados de um programa de fidelidade, então a dinâmica do acúmulo e resgate de pontos se mantém. Transformamos o que era desconto em cashback, e a terceira alavanca da nossa operação é a plataforma de pagamentos. Nós damos os benefícios para as pessoas já numa conta digital na qual podem fazer seus pagamentos. Nessas 3 alavancas combinadas é que baseamos todas as nossas estratégias", explicou.
Esse conceito de múltiplos benefícios vai ao encontro também da proposta de oferecer liberdade de escolha ao participante. Permitir que ele use o ponto/milha para uma viagem ou que transforme em desconto na boca do caixa da farmácia ou do supermercado é uma estratégia da Stix, como explicou o CEO da empresa, Eduardo Leonidas. "Toda a construção do ponto Stix foi feita para facilitar o resgate. A gente tentou trazer uma fidelidade mais acessível. Fizemos a concepção de um ponto que, com um valor transparente, o participante pode resolver se transforma aquilo em dinheiro, com uma gratificação mais instantânea como o cashback, ou se acumula pontos para trocar por algo mais tradicional", disse.
Para os especialistas, essa transparência na relação com o cliente, a multiplicidade de ofertas, para que ele possa fazer as melhores escolhas de acordo com seu perfil, e o uso da tecnologia para facilitar a utilização dos programas e trazê-los para mais perto do consumidor são alguns dos recursos que vão garantir o sucesso e a continuidade de um bom programa de fidelização.
O evento está disponível na íntegra no link: http://event.on24.com/wcc/r/3084132/47C0F9327EB44BE40A45932428429463?mode
Sobre ABEMF
A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.
Fazem parte da entidade dez das maiores companhias do segmento no país: Dotz, Elo, GPA, Juntos Somos Mais, Latam Pass, LTM, Mastercard, Orbia, Smiles e Visa. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.