A reciclagem de resíduos é um tema cercado por diversas informações, muitas vezes contraditórias. Neste texto, vamos desmistificar alguns dos principais mitos sobre a reciclagem, destacando cinco verdades que podem fazer a diferença para o meio ambiente e a economia circular
1. Todo resíduo reciclado volta para a cadeia produtiva
Mito! Nem todo material pode ser reaproveitado e voltar à cadeia produtiva. Resíduos como plásticos, metais, papel, vidro e outros materiais podem ser processados e transformados em novos produtos, evitando o desperdício e diminuindo a extração de novos recursos, porém, alguns resíduos como produtos químicos, baterias e eletrônicos, requerem processos específicos para o tratamento ou descarte, mas nem sempre podem ser reaproveitados.
2. A reciclagem automatizada elimina totalmente a necessidade de trabalho humano
Mito! Embora muitas empresas utilizem uma linha mecanizada de triagem, a presença humana é essencial para garantir a qualidade do processo. Profissionais especializados, muitos, vindos de cooperativas, atuam no controle de qualidade, corrigindo falhas e otimizando o aproveitamento dos materiais.
3. O Brasil está atrasado quando o assunto é reciclagem de resíduos
Verdade! O Brasil recicla apenas 4% dos resíduos que gera, um índice muito abaixo do ideal. Para aumentar esse índice, empresas como a Flacipel usam de tecnologias de ponta e contribuem significativamente com o processo ao reciclar 300 toneladas por dia, mas é necessário o engajamento de mais empresas para elevar esses números e promover uma verdadeira transformação no país.
4 - Apesar de reciclar pouco, o Brasil é líder mundial em reciclagem de latas de alumínio
Verdade! O Brasil é líder mundial na reciclagem de latas de alumínio, com uma taxa de mais de 95%. Isso significa que a maioria das latas de alumínio consumidas no país volta para a cadeia produtiva, economizando energia e recursos.
5 - A maior empresa de separação mecanizada de resíduos fica em São Paulo?
Verdade! A Flacipel, empresa parte do Grupo Multilixo, fica localizada em Guarulhos e é reconhecida como a maior empresa de separação mecanizada de resíduos da América Latina. Ela processa até 450 toneladas de resíduos por dia em uma planta altamente automatizada, que utiliza separadores mecânicos, ópticos, eletroímãs e outros equipamentos avançados para otimizar a reciclagem. Além disso, a Flacipel se destaca por sua contribuição ao desenvolvimento sustentável e à economia circular, sendo referência no reaproveitamento de materiais recicláveis.
Fonte
Divulgação