No começo deste mês de julho, o presidente Lula anunciou um conjunto de ações que implicam investimentos e programas conectados ao universo de catadoras e catadores de recicláveis que totalizam R$ 425,5 milhões. O anúncio, feito durante as atividades da 4ª reunião ordinária do Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica (CIISC), contou, também, com a assinatura da Lei de Incentivo à Reciclagem.
Ao apresentar as iniciativas que irão compor os projetos, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, citou a importância da colaboração do Sebrae. “Essa instituição renomada entrou para capacitar essas pessoas nesse projeto”.
O Sebrae vai colaborar nessas iniciativas, oferecendo serviços nas unidades móveis do Conexão Cidadã como capacitação profissional, formalização do microempreendedor individual e melhoria da gestão de negócios. Serão R$ 6,2 bilhões por meio do Acordo de Cooperação Técnica para que o Sebrae aporte serviços nas unidades móveis do Conexão Cidadã.
Presente no encontro, o presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou que a entidade já possui um trabalho consolidado com os catadores. “Vamos atuar fortemente, em todo país, junto a esses profissionais, para que possam se desenvolver, gerando ainda mais inclusão”, comentou.
Na ocasião, o presidente da República, reforçou o compromisso de fortalecer a estruturação de cooperativas e associações com o programa Cataforte, com importante reforço em municípios do Rio Grande do Sul.
“Vamos trabalhar para colocar em prática todos os objetivos fixados aqui, hoje! A sociedade precisa enxergar e respeitar os catadores e catadoras de recicláveis como cidadãos brasileiros que fazem um serviço tão ou mais importante que os outros trabalhos”, encorajou em sua fala.
Fonte
Agência Sebrae