Início / Notícias / Meio Ambiente / Mais de 32% dos pequenos empresários já incorporam práticas da economia circular em seus negócios

Mais de 32% dos pequenos empresários já incorporam práticas da economia circular em seus negócios

Estudo do Centro Sebrae Sustentabilidade (CSS) demonstra a importância da promoção de debates e a disseminação de informações sobre o tema

Mais de 32% dos pequenos empresários já incorporam práticas da economia circular em seus negócios
Flávia Denone Publicado em 02 de Julho de 2024 às, 08h00. Atualizado em 02 de Julho de 2024 às, 08h00.

Compartilhe:   

Apesar de 32,7% dos pequenos empresários afirmarem que já adotam práticas relacionadas à economia circular em seus pequenos negócios, apenas 16,51% dos entrevistados têm conhecimento sobre o tema. Os dados são do “Engajamento dos pequenos negócios brasileiros às práticas de economia circular”, desenvolvido pelo Centro Sebrae Sustentabilidade (CSS).

O modelo produtivo atual é caracterizado por desperdício, com ações consideradas, ainda, poluentes e prejudiciais aos sistemas naturais – a economia circular existe justamente para romper esse ciclo.

"A transição justa para economia circular é uma oportunidade para as pequenas empresas agregarem valor aos seus produtos e serviços, mas precisa ser encarada como parte de um encadeamento produtivo em todos os setores, em parceria com os governos municipais e estaduais." Bruno Quick, diretor-técnico Sebrae Nacional. 

A analista de Competitividade, Economias Transversais e Emergentes do Sebrae Nacional Juliana Borges avalia que práticas sustentáveis, como Estratégias-R (reparar, reutilizar, redistribuir, renovar, remanufaturar e reciclar), por exemplo, prolongam o ciclo de vida de produtos e materiais e, consequentemente, contribuem para a restauração da natureza.

No entanto, apesar do crescente reconhecimento da economia circular no cenário nacional ao longo dos anos, os resultados da pesquisa sugerem que a maioria dos empresários ainda tem um entendimento limitado ou pouco conhecimento sobre o assunto. A partir de uma análise ampla do estudo, 83,49% afirmam desconhecer o tema ou possuir apenas uma compreensão superficial.

Ao avaliar o grau de entendimento dos pequenos negócios a respeito de economia circular nas diferentes regiões brasileiras, percebeu-se que empresas localizadas nas regiões Norte (19,12%), Nordeste (18,33%) e Centro-Oeste (18,31%) têm uma maior familiaridade com o tema. Em contraste, as regiões Sudeste e Sul apresentaram índices inferiores de conhecimento sobre o assunto, com 16,60% e 13,68%, respectivamente.

Juliana Borges complementa que, de maneira geral, observou-se que 60,50% das micro e pequenas empresas entrevistadas declararam não ter incorporado em seu processo práticas da economia circular.

"Mas isso também revela que outros 32,73% dos pequenos empresários já começaram a trabalhar o tema estrategicamente. Esse grupo certamente tem diferenciais de desempenho no mercado, seja ganhando eficiência ou mesmo despontando na preferência de compra pelos clientes." Juliana Borges, analista de Competitividade, Economias Transversais e Emergentes do Sebrae Nacional. 

Fonte

Agência Sebrae

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?