A frase “roupa suja se lava em casa”, já não reflete a realidade de muitos brasileiros. Com o crescimento populacional e a busca por soluções mais práticas e sustentáveis, as lavanderias industriais têm se tornado a escolha de muitos. E não é para menos, além de proporcionar praticidade, elas oferecem eficiência e sustentabilidade.
Para se ter uma ideia, o faturamento do setor no Brasil já ultrapassa os R$ 6 bilhões por ano, segundo o Sindilav (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo). Esse crescimento é impulsionado por diversos fatores como a urbanização e a diminuição dos espaços domésticos.
Além disso, os consumidores estão cada vez mais atentos a produtos sustentáveis e seguros. Por isso, a busca por itens que tenham em sua composição ativos biodegradáveis e concentrados que reduzem o consumo de água e o impacto ambiental, tem aumentado. Outro ponto, são os bens de consumo que mantém o cuidado com a pele e a saúde, como os antialérgicos e antimicrobianos, também estão em alta. Nesse cenário de constante transformação, algumas soluções vêm para atender as demandas do mercado e dos consumidores.
Em resposta às tendências de mercado e às demandas dos consumidores, a indústria vem desenvolvendo novas soluções tecnológicas. As empresas têm investido em produtos que oferecem alta performance com eficiência em baixas temperaturas e alternativas aos fosfatos, dessa forma é possível diminuir qualquer alteração no ambiente aquático. Soluções como quelantes biodegradáveis, branqueadores óticos avançados e agentes antimicrobianos são exemplos de inovações que estão transformando o setor.
Além do uso doméstico, as lavanderias industriais também focam em grandes volumes de clientes, como hotéis, hospitais e restaurantes, que precisam do máximo de eficiência, especialmente em tecidos brancos. Esses setores exigem produtos que não apenas limpam profundamente, mas que também preservam a qualidade e a durabilidade dos tecidos.
Por exemplo, um quelante biodegradável como Trilon® M melhora a limpeza e a remoção de manchas, controlando a dureza da água. Este produto é uma alternativa segura e ecológica aos quelantes convencionais, sendo estável em uma ampla faixa de pH e sinérgico com enzimas, o que melhora a remoção de cerca de 19 tipos diferentes de manchas.
Outra inovação que posso citar é o Tinopal® CBS-X, um branqueador ótico que aumenta a percepção de limpeza e mantém os tecidos brancos por mais tempo. Devido à sua alta solubilidade, este branqueador só escorre para o tecido quando dissolvido em detergente. Sua estabilidade em altas temperaturas e na presença de alvejantes o torna ideal para as condições adversas das lavanderias industriais. Além disso, evita o amarelamento das roupas, mantendo-as com aparência de novas por mais tempo.
Ainda, produtos como o Sokalan® HP 56 e o SolupratTM Roupas trazem soluções práticas para as lavanderias. O Sokalan® HP 56, é inibidor de transferência de cor permite que roupas brancas, pretas e coloridas sejam lavadas em um mesmo ciclo, eliminando a necessidade de separação e conservando suas cores originais por mais tempo. Sua formulação mantém a aparência de novo dos tecidos coloridos por mais tempo.
Já o SolupratTM Roupas, por sua vez, é um lava-roupas líquido concentrado diluível de alto desempenho. Com uma formulação concentrada, reduzindo a complexidade e o tempo do processo. Ele evita o acinzentamento e o amarelamento dos tecidos, mantendo as roupas com aparência de novas por mais tempo. Além disso, permite a customização de fragrâncias e corantes, atendendo às preferências dos consumidores.
Essas inovações não apenas melhoram a qualidade da limpeza, mas também refletem um compromisso com a sustentabilidade e a eficiência. Em um mundo onde o tempo e os recursos são cada vez mais valiosos, soluções como essas tornam-se essenciais para atender às necessidades dos consumidores e do mercado.
Que tal irmos juntos mudar como cuidamos das nossas roupas? As lavanderias industriais do futuro já estão aqui, oferecendo inovação, sustentabilidade e eficiência como nunca antes.
*Por André Karadi que é Analista de Marketing de Care Chemicals da BASF para América do Sul.