A Alpargatas acaba de divulgar o seu Relatório Anual de Sustentabilidade 2023 em que compartilhou todas as ações da rede relativa à sustentabilidade empregada na empresa. Dentre todas as iniciativas, destaque ao programa Havaianas reCICLO, iniciativa de logística reversa que cresceu 75 pontos de coleta no Brasil, totalizando mais de 370 locais globalmente, destes, 192 no Brasil.
Novos pontos de coleta chegaram a seis Estados, sendo eles: Acre, Amapá, Pará, Piauí, Roraima e Tocantins. Ao total, foram 118.624 pares de Havaianas recuperados em 2023. O programa Havaianas reCICLO promove a transformação de chinelos Havaianas dispensados pelos consumidores (pós-consumo), passando por etapas de coleta, triagem, beneficiamento e reinserção dos materiais em novas cadeias produtivas.
A meta é que 100% das lojas sejam parte da iniciativa até 2030. Também houve avanço nas embalagens. 84% delas são feitas com materiais reciclados e/ou de fonte renovável, um aumento de 28 pontos percentuais em dois anos. A meta é atingir 90% até 2030. “Em nossa operação, investimos em melhorias estruturais voltadas à gestão do uso de água, energia e resíduos, resultando em maior eficiência, confiabilidade e visão estratégica para nossas tomadas de decisão. Focamos também na formalização da agenda climática, em que evoluímos tanto na mensuração de nossas emissões quanto em seu disclosure externo – auditados externamente e figurando pela primeira vez na plataforma do CDP”, destaca Liel Miranda, CEO da companhia, em carta aberta sobre o Relatório de Sustentabilidade.
Desenvolvimento Local & Diversidade e Inclusão
Nas iniciativas de carreira focadas em grupos sub-representados, a empresa busca garantir que 25% das posições de gestão sejam ocupadas por pessoas que façam parte desses grupos até 2030. Houve um avanço de 15% para 23% de 2021 para 2023 em relação a esta meta.
Entre as ações adotadas, tivemos a revisão de comportamentos de cultura e líder Alpa e treinamentos sobre D&I, atualização do censo demográfico, realização de treinamentos para times estratégicos diretamente ligados ao atingimento da meta, e a produção de uma cartilha de contratação e entrevistas com foco em diversidade e inclusão.
O número de mulheres em posições de liderança permaneceu estável em relação aos últimos anos, estando em 41%. O objetivo da empresa é que metade das cadeiras sejam ocupadas por mulheres até 2030. Ações como lançamento da Cartilha de Assédio e Cartilha Global de Diversidade, Equidade e Inclusão, cartilha de contratação e entrevista também foram aplicadas em prol deste objetivo.
“Pela perspectiva social, prezamos pela saúde e pelo desenvolvimento de nossos colaboradores por meio do fomento de ações do nosso programa global de bem-estar, YOU, e da Alpa Learning Universe (ALU), nossa universidade corporativa. Além disso, 2023 foi o ano em que realizamos o primeiro censo de diversidade da Alpargatas, obtendo 93% de adesão da companhia. Lançamos ainda nossas cartilhas de diversidade, inclusão e assédio, que são documentos públicos e hoje balizam, para todos os nossos stakeholders, o compromisso compartilhado com a construção de um ecossistema diverso e inclusivo”, acrescenta o CEO.
Fonte
Divulgação