Início / Notícias / Meio Ambiente / Confira 4 dicas para sua empresa investir em práticas ESG

Confira 4 dicas para sua empresa investir em práticas ESG

As dicas são do CEO da Yes Cosmetics, Cândido Espinheira. Veja como algumas ações podem promover grandes mudanças.

Confira 4 dicas para sua empresa investir em práticas ESG
Flávia Denone Publicado em 06 de Junho de 2024 às, 08h00. Atualizado em 06 de Junho de 2024 às, 11h00.

Compartilhe:   

Quem antes duvidava do aquecimento global, hoje tem provas o bastante para saber que ele é real e está entre nós. Com os desastres naturais cada vez mais recorrentes como ondas de calor e chuvas acima da média, a população brasileira está cada vez mais consciente e buscando maneiras de contribuir para o meio ambiente, especialmente no que diz respeito aos hábitos de consumo mais responsáveis. Diante desse cenário, os empreendedores estão percebendo a importância e a diferença em adotar práticas sustentáveis no dia a dia do negócio. 

O empresário Cândido Espinheira, sócio-fundador e CEO da Yes! Cosmetics, conta que ao deixar de lado os produtos de origem animal em 2022, a empresa também diminuiu consideravelmente o consumo de água na fabricação e reduziu o impacto ambiental da produção. Espinheira listou quatro dicas para quem quer começar a adotar práticas sustentáveis em sua empresa, confira:

1- Recicle!

O básico funciona. Insira programas de reciclagem de embalagens, incentive os clientes a devolverem os recipientes vazios e, até mesmo, os funcionários saberão onde tem um ponto adequado para descarte. Além disso, apostando em refis, vidro e papel reciclado, você reduz o uso e descarte de plásticos. “Se não sabe por onde começar, comece pela reciclagem, que é uma das formas mais efetivas de tratar os resíduos sólidos”, aconselha Cândido.

2- Reduza!

Estude formas de reduzir seu impacto ambiental, como economizando água em suas produções, retirando produtos nocivos ao meio ambiente e ao ser humano, por exemplo. Também pode propor programas contra o desperdício, avaliando se dá para reutilizar produtos e as sobras da fabricação. 

3- Selos e certificações são importantes

O consumidor precisa saber o que está comprando, por isso, é essencial mostrar a ele o tipo de produto que está oferecendo, se é vegano e cruelty-free, por exemplo. Produtos livres de crueldade animal são a prova do seu comprometimento com o bem-estar e a vida desses seres. As pessoas estão se preocupando cada vez mais com isso e buscando consumir de forma mais consciente. 

“É através das certificações nas embalagens que você vai ganhar a confiança dos seus clientes, comprovando que seus produtos são de qualidade, seguros e estão de acordo  com as legislações”, explica o CEO.

4- poste no natural

Se você é uma empresa de cosméticos, por exemplo, invista em ingredientes naturais e de origem sustentável. Deixe de lado substâncias químicas que podem prejudicar tanto o meio ambiente quanto os consumidores, a exemplo dos microplásticos. Desenvolva produtos que atendam às prioridades do público, considerando também as necessidades do planeta.

Fonte

Divulgação 

a

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?