Networking: promover diálogo entre franqueados e investidores é estratégia aliada na prospecção de vendas

“Processo gera mais segurança ao interessado, e aumenta consideravelmente as chances dele fechar negócio com nossa marca”, conta empresário Henrique Mol.

Especialistas sempre indicam: “Antes de investir em uma franquia, fale com franqueados, levante informações, tire todas as suas dúvidas, faça uma pesquisa detalhada sobre a marca”.

De fato, o processo é fundamental porque possibilita ao interessado entender melhor sobre os aspectos práticos do negócio. Através de uma conversa, é possível saber como a rede de franquia lida com seus franqueados, além de conhecer a fundo questões, como, se a franqueadora realmente cumpre tudo o que promete.

Conhecimento leva franqueados mais maduros para marcas

A prática é estimulada pela rede de franquias Acquazero. Aliás, essa é uma estratégia de vendas utilizada pela empresa especializada em estética automotiva e limpeza ecológica. 

“Sabemos que é importante para o investidor conhecer os franqueados. Entendemos que quanto mais informações o interessado busca sobre a nossa marca, ao se tornar franqueado, maior será a maturidade dele junto ao negócio, entendendo bem o seu papel e a sinergia com a gente. Automaticamente isto reflete em uma menor mortalidade na rede de franquias”, aborda Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero.

Henrique, que é homem de negócios, cuja administração abrange uma holding com 8 marcas, e mais de 1.300 franqueados, vem trabalhando para transformar esse “comportamento de mercado” a favor da rede. Assim, ele conta que a Acquazero age de forma transparente, incentivando visitas e estreitando o relacionamento entre os candidatos e franqueados.

“Inclusive, temos como formato de negócio apresentar a unidade em funcionamento a potenciais candidatos, para que conheçam bem todo o processo. Por mais simples que seja esse procedimento gera mais segurança ao potencial franqueado, e aumenta consideravelmente as chances dele fechar negócio com a nossa marca”, conta.

Pontos de vistas decisivos para uma tomada de decisão

Antes de fazer a aquisição da franquia, durante a negociação e a explicação sobre como a operação funcionava, Maurício de Castro Campos, franqueado da Acquazero em São José do Campos (SP), não só se mostrou interessado em falar com alguns franqueados, como ainda, recebeu da própria franqueadora alguns contatos.

“Conversei, pedi o cenário, a opinião sobre o negócio, e tudo isso foi muito importante para mim. Ouvir de outras pessoas que estão ativas naquilo que você ainda está planejando te traz pontos de vistas decisivos para uma tomada de decisão”, comenta Campos.

Contudo, o empresário explica que nesse processo é importante manter um “filtro”. “Porque o que serve pra uns, não serve para outros. É fundamental entender que é necessário trazer ou aplicar para si, o que é semelhante ao seu comportamento. Por exemplo, uma experiência ruim de um franqueado sem atitude não vai me servir, sendo eu, um franqueado com atitude. Assim como um franqueado super satisfeito e super motivado não vai servir de referência para um franqueado passivo; ele vai se espelhar nisso, mas não é o perfil dele. Então, de certa forma, ele pode ter uma decepção. É preciso ouvir as experiências dos colegas, mas tendo esse cuidado, buscando certa semelhança com si mesmo para poder aplicar essas experiências”, orienta.

Maurício diz que o networking com os franqueados foi crucial para uma situação que estava passando enquanto abria a unidade dele. “Um franqueado me falou que, por mais que demorasse a escolha do ponto, era preciso manter a paciência, porque o local era fundamental e contribuiria para o sucesso da minha operação. Eu, de fato, já estava impaciente com a minha procura. Então foi uma palavra muito forte que não me fez desviar do caminho certo, que é o critério na busca por um ponto”, comentou.

Comunicação contínua

Como a troca de informações é uma importante fonte de conhecimento, Henrique, trouxe para a cultura da empresa, o networking contínuo entre os franqueados. Constantemente, o executivo promove convenções, viabiliza videoconferências e forma grupos de WhatsApp e Instagram para debates diários. Ação que vem agradando a rede com mais de 540 franqueados.

Para Maurício: “Claro que a comunicação agora muda um pouco. Passa a ser mais em relação à rotina, apoio, troca de experiências. O que ‘está dando certo aqui, o que não deu certo ali’, e por ai vai. Essas experiências trocadas acabam nos ajudando a acertar alguns pontos e até mesmo a prevenir problemas. Vejo que buscar parcerias fortes, seja elas na operação ou na simples troca de experiências é tudo. Quando ‘navegamos sozinhos’ talvez estejamos mais sujeitos ao fracasso, já em conjunto, com certeza atingimos o sucesso”, conclui.

Onde encontrar informações sobre os franqueados

Além do respaldo da franqueadora, outro método em que é possível ter acesso aos franqueados, é através da COF – Circular de Oferta de Franquia. Este documento fornece as informações de contato dos atuais e dos ex-franqueados de uma marca nos últimos 24 meses, conforme estipula a Lei de Franquias.

Ou seja, o documento, além dos apresentar os valores detalhados sob o investimento da franquia, mostra os dados de quem já foi ou é franqueado, como: telefone, endereço e nome.

Sobre a Acquazero

A Acquazero é uma rede mineira especializada em limpeza ecológica automotiva e faz parte da holding Encontre Sua Franquia. No mercado há mais de 10 anos, é a maior rede do segmento e oferece cerca de 15 tipos de serviços automotivos, e no segundo semestre de 2020 agregou novos serviços para atendimento home care, embarcações e aeronaves. Ela também é a primeira franquia do segmento automotivo a oferecer aplicativo aos franqueados e consumidores no mercado brasileiro. Com mais de 540 operações, a Acquazero oferece quatro modelos de negócio com investimento a partir de R$18 mil (home office). https://acquazero.com/

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Encontre a melhor franquia para você

-->