Como administrar uma franquia?

5 dicas para ter sucesso como franqueado!


Você sabia que administrar uma franquia é diferente de outros modelos de gestão?

A diferença está justamente no apoio e suporte que o franqueado recebe do franqueador. Diferente dos outros negócios que começam do zero, o franqueado segue o modelo de negócio de uma marca que já foi testado de aprovado.

 

No entanto, é importante ressaltar que apesar de o empreendedor seguir um modelo de negócio existente e ter todo o suporte da franqueadora, o sucesso da franquia depende dos esforços e dedicação que ele deposita em seu negócio. Por isso, é extremamente importante saber como administrar uma franquia.

 

Pensando nisso, neste artigo, trouxemos 5 dicas para você, empreendedor, administrar bem a sua nova franquia e ter sucesso como franqueado. Acompanhe a seguir!

 

5 dicas valiosas para administrar uma franquia rumo ao sucesso

 

Confira, abaixo, cinco dicas para empreendedores administrarem uma franquia rumo ao sucesso e ter bons resultados como franqueado:

  1. Fique atento ao Fluxo de Caixa
  2. Crie um planejamento estratégico
  3. Não misture as finanças pessoais – ou de outros negócios – com o financeiro da franquia
  4. Escolha bem a localização da franquia
  5. Escute o franqueador e aproveite o suporte

 

E aí, vamos à elas?

 

  1. Fique atento ao Fluxo de Caixa

O primeiro passo para administrar uma franquia de sucesso é saber bem fazer a gestão do seu investimento e, muito além de ficar atento, é preciso manter o fluxo de caixa.

 

Especialistas garantem que para manter um negócio de sucesso é preciso ter o triplo do valor necessário em caixa para começar, afinal apesar das franquias serem lucrativas, o empreendedor estará adquirindo uma marca e precisa se garantir financeiramente no início do negócio.

 

Depois de tudo encaminhado com sua nova franquia, o empreendedor precisa ficar muito atento ao seu fluxo de caixa e gerenciar de perto o seu financeiro.

 

E, para isso, é preciso registrar todas as movimentações financeiras, entradas e saídas, para analisar e verificar o andamento e sustentabilidade do negócio, com o fluxo de caixa em dia é mais fácil entender o que acontece na franquia e, claro, fazer novas projeções para o futuro da franquia.

 

CLIQUE E CONHEÇA A CENTRALLIMP

 

 

  1. Elabore um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão muito eficiente e requisito obrigatório para se iniciar um negócio, pois a partir dele é possível enxergar um futuro e elaborar estratégias para que os objetivos da franquia sejam alcançados.

 

Mas você pode ficar tranquilo que você terá todo o suporte da franqueadora. No começo da franquia, é comum que o franqueador inicie já com o processo de formatação do modelo de negócios da marca, com todas as informações que o franqueado precisa para o seu planejamento estratégico.

 

 

  1. Não misture as finanças pessoais – ou de outros negócios – com o financeiro da franquia

 

Misturar finanças pessoais com as da empresa é um dos erros mais comuns de quem está começando a empreender.

 

Sendo assim, lembre-se que é preciso separar as suas despesas – ou de outros negócios – com as finanças da franquia.

 

Para evitar esse tipo de erro, é necessário retirar um valor mensal fixo para que você não comprometa a gestão financeira da sua franquia, assim você garante o capital de giro e não compromete o dinheiro da empresa.

 

 

  1. Escute o franqueador e aproveite o suporte

 

Se você decidiu por investir em uma franquia é porque confia e acompanha a história da empresa, certo? Então, a primeira regra do franqueado é ESCUTAR e acompanhar o modelo de negócios do franqueado.

 

Lembre-se do que falamos no início do conteúdo: o que diferencia as franquias dos demais modelos de negócios é justamente o suporte e apoio que a franqueadora oferece aos franqueados? Pois é!

 

Aproveite todo o suporte oferecido e explore ao máximo as oportunidades de aprender com a franqueadora. Isso garante uma boa execução da sua nova franquia rumo ao sucesso e alavancagem financeira.

 

 

  1. Dedique-se à sua franquia

 

E, por fim, a última dica é: DEDIQUE-SE À SUA FRANQUIA!

 

O comprometimento e o envolvimento do franqueado é o que garante o verdadeiro sucesso de uma franquia.

 

Trabalhe duro e seja determinado para que a sua franquia se destaque a fim de que você se torne um verdadeiro empreendedor de sucesso. Foque nos seus objetivos!

 

Como ser um Franqueado Centrallimp?

 

CLIQUE E CONHEÇA A CENTRALLIMP

 

 

Se você é empreendedor e quer um negócio que traga alavancagem financeira, crescimento e satisfação, torne-se um franqueado Centrallimp.

Acesse AQUI para saber mais informações sobre esse modelo de negócios.

  

 

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

Encontre a melhor franquia para você

-->