A expansão 2018 da rede de franquia 5àsec, marca líder do ramo de lavanderias, está acima do planejado pela empresa. O plano era vender 30 novas unidades, fechando o ano com 460 unidades em operação. “Esperávamos fazer um bom ano em virtude dos resultados obtidos em 2017, mas estamos superando nossas expectativas. Atingimos 70% da meta já no primeiro semestre de 2018”, Alex Quezada, da 5àsec. Dessa forma, a rede de franquias obteve um crescimento de 4,5% em 2016, de 5% em 2017 e, agora em 2018 a projeção é de 6%.
A empresa tem crescido no Brasil todo, especialmente, no estado do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, regiões que ainda eram pouco exploradas pela marca. Para expandir com sucesso, a franqueadora criou um modelo de negócios mais enxuto que pode ser operado em pontos comerciais de até 60 m2 e com um investimento menor. A novidade permitiu inclusive que a empresa passasse a operar novas unidades em cidades de menor porte, que antes não eram foco de expansão.
Um dos aspectos da rede de franquia que chama a atenção de investidores é a forma como é possível multiplicar a operação regional com custos reduzidos. Na 5àsec o investimento de cada empreendedor para sua primeira loja é a partir de R$250 mil e, para a segunda unidade, o investimento pode ser a partir de R$60 mil. Essa diferença deve-se ao fato de que basta o investidor possuir uma unidade completa para executar os serviços, sendo que as próximas unidades adquiridas na sequência pelo mesmo empreendedor funcionarão como lojas satélites (pontos de coleta).
Maior operação da marca no mundo
A operação da 5àsec supera o número de unidades da marca na França, seu país de origem, que possui cerca de 230 lojas abertas. “O Brasil é a maior operação da 5àsec no mundo, sendo inclusive a maior rede de lavanderias do país. Estamos há 24 anos aqui, sempre trabalhando com foco no consumidor final. Com isso, é a marca mais lembrada pelo mercado, sendo considerado com o melhor serviço de lavanderia do mercado”, aponta Quezada.
Entre os diferenciais que a marca possui para atrair o consumidor final está o serviço oferecido com qualidade Premium, visto que o público mais fiel da marca é das classes A e B. Entretanto, por meio de pesquisas de satisfação do cliente, a empresa tem identificado que também há uma demanda crescente dos consumidores da classe C por serviços de lavanderias.
Com o aumento de imóveis menores e pessoas trabalhando fora, há cada vez menos tempo para serviços domésticos, dos quais a lavagem de vestuários e outros itens estão inclusos. Dessa forma, a marca também vem adaptando os serviços oferecidos para este perfil de cliente.
Confira a entrevista na íntegra: