Para que a sua franquia seja um caso de sucesso, a House Maid explica os principais traços do perfil dos franqueados da rede com melhores resultados.
A House Maid avaliou o comportamento dos franqueados, da rede House Maid - Profissionais de Limpezas Domésticas, com melhores taxas de crescimento e identificou seis caraterísticas dominantes nesses empreendedores:
1. Gestores que regularmente trocam experiências e ideias com o Franqueador
O contato próximo vai ajudar a ter uma melhor percepção do negócio no seu conjunto. Ideias, dúvidas, novos objetivos, novos mercados, qualquer destes itens, devem ser partilhados com a franqueadora. As franquias que inovam têm melhores desempenhos.
2. Gestores com ideias muito claras sobre o mercado de atuação
Não avalie o seu potencial cliente, por aquilo que você mesmo faria como cliente. A franqueadora conhece bem o seu cliente. Peça ajuda!
Todos nós temos por trás os nossos hábitos de consumo e as nossas ferramentas intelectuais, para avaliar se um produto ou serviço pode fazer parte do nosso cabaz de compras.
Não se deixe influenciar por essas opiniões pessoais e íntimas e pense sempre como um empreendedor. Fazendo simples perguntas, você chega lá:
- Este produto ou serviço está direcionado a quem? Qual o meu mercado?
- Quais os comportamentos de compra desse grupo de pessoas?
- Mesmo estando incluído no mercado para o meu serviço/produto, serei exemplo representativo dessa segmentação, ou apenas uma pequena porcentagem de pessoas com esse comportamento?
- Serei apenas o exemplo de um processo evolutivo de comportamentos? Fique esperto!
3. Franqueados que seguem as recomendações da sua franqueadora, mesmo que possam discordar de alguns aspectos
Melhor que ninguém, a franqueadora terá uma experiência valiosa no segmento que trabalha. A grande vantagem de ser uma franquia é mesmo essa: os erros cometidos, não serão replicados para a unidade franqueada.
Pode até ter certeza que a estratégia a seguir seria outra, não deixe de compartilhar isso com a franqueadora, mas até que estejam analisados todos os quesitos de alteração de estratégia, em conjunto com a franqueadora, mantenha-se seguindo as orientações existentes que comprovadamente dão certo.
Não faça essas alterações sozinho, pode significar perda de tempo num mercado aquecido, fazendo com que perca espaço para os concorrentes.
4. Líderes
Ser líder é "puxar o barco", remar mais forte, para que todos da equipe tenham força para remar. Levar uma equipe a trabalhar, não é apenas saber comandar, também é importante, por vezes, "sujar as mãos" para a equipe entender que o comandante os acompanha.
5. Franqueados organizados e que fazem o seu planejamento
Para atingir as metas propostas, organize as suas metas mensais, semanais e até diárias. Qualquer desvio poderá ser corrigido a tempo e ser recuperado facilmente. Se deixa este planejamento apenas para o final do mês, já nada há a fazer quanto a atingir essa meta, ou torna-se muito mais difícil nos meses seguintes a recuperação.
6. Franqueados que trabalham muito
Para ser um empreendedor de sucesso, precisa trabalhar muito. Algumas pessoas, erradamente, pensam que ser dono de um negócio, significa trabalhar menos. Não é verdade! Qualquer negócio especialmente na fase de arranque exige muito do empreendedor.
Quem está acostumado a trabalhar em empresas grandes, vai-se deparar com dificuldades práticas do dia a dia. Pequenas coisas que nas grandes empresas funcionam sem ninguém dar por isso. Numa unidade que vai começar ninguém está para resolver esses pequenos pormenores. Você terá que resolver sozinho.