Líder mundial no setor de limpeza corporativa e industrial, a Jan-Pro vem vivendo um momento de intenso crescimento no Brasil. Entre janeiro e abril de 2015, uma média de 320 empreendedores por mês se candidatou para abrir uma franquia da empresa no país. Os números da companhia são expressivos e só aumentam e a previsão dos franqueados é terminar o ano com um faturamento 78% maior que o registrado em 2014.
Grande parte deste sucesso se deve ao excelente momento do mercado de limpeza no Brasil, que já ocupa o quarto lugar no ranking mundial do segmento. A crise hídrica aqueceu ainda mais o setor, já que é cada vez maior o número de instituições, empresas e indústrias que vêm buscando alternativas sustentáveis de limpeza, o ponto forte da Jan-Pro. De uma forma mais ampla, o setor de franchising vem crescendo no país, com um aumento de 9,2% no faturamento do primeiro trimestre, em relação aos números de 2014.
E, para atender a esta demanda que não para de aumentar, a empresa tem planos agressivos para o segundo semestre. “Esperamos abrir 50 novas franquias até o final do ano, número que vem ao encontro da procura que temos recebidos de novos clientes e de interessados em fechar contratos em todo o país”, afirma Renato Ticoulat Neto, diretor da empresa no Brasil.
As 50 novas franquias devem se espalhar por todo território nacional, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Outro plano do executivo é abrir mais seis escritórios regionais, em locais nos quais já conta com franqueados unitários e que vêm registrando um aumento intenso na procura por serviços de limpeza profissional. Estão na mira da empresa Curitiba, Florianópolis, Brasília, Porto Alegre, Fortaleza, Goiânia, Cuiabá, Londrina e Campo Grande, cidades em que o mercado está cada vez mais aquecido.
Entre janeiro e março, a Jan-Pro vendeu 25 novas franquias, em diferentes estados brasileiros. Os empreendedores se sentem atraídos pelos modelos de negócios da empresa, que tem franquias com investimento a partir de R$ 7.600,00 e oferece garantias, não só de retorno, como de crescimento. “Nossos franqueados Jan-Pro com mais de 18 meses de atuação já registram um faturamento quatro vezes maior que o do primeiro ano de franquia. Além disso, em nosso segmento, para crescer, não é necessário adquirir uma nova franquia, basta conquistar novos clientes”, explica Ticoulat Neto.
No Brasil, a Jan-Pro acaba de ser eleita pela PEGN como a melhor franquia de serviços de limpeza e conservação e como a melhor microfranquia do Brasil, ratificando sua liderança no mercado nacional. Nos Estados Unidos, vem sendo reconhecida, desde 2008, como a franquia que mais cresceu no ano. Esta premiação a consolida como opção segura de investimento, mesmo em épocas de crise.
Desde 2011 no mercado nacional, a empresa tem 10 escritórios regionais, mais de 160 franquias e 600 clientes (checar se estão atualizados) e já está consolidada na liderança do seu segmento. O crescimento estimado ainda para este ano deve aumentar ainda mais a importância da unidade brasileira para os negócios globais da empresa. Em 2014, a Jan-Pro de São Paulo foi a regional que mais cresceu no mundo, sendo responsável por 25% do crescimento líquido global da companhia. A ABF já reconheceu a força da empresa no mercado brasileiro, consagrando-a por dois anos seguidos como a única do segmento de limpeza a receber o Selo de Excelência em Franchising.