Apesar da crise do país, o setor de limpeza e conservação continua crescendo, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) as redes deste segmento cresceram 8% em relação ao ano anterior e faturaram mais de 1,1 bilhão em 2014, mostrando que o mercado de limpeza doméstica está bem aquecido. A exemplo disso está a House Maid Limpeza Doméstica, rede internacional que atua no setor há 15 anos, que cresceu cerca de 30% no primeiro semestre de 2015 na média dos seus franqueados e a demanda continua a aumentar em cada mês.
Os principais fatores para essa demanda são:
- PEC das Domésticas. Desde que o Projeto de Lei foi promulgado pelo Congresso Nacional, em abril de 2013, a procura por empresas do segmento aumentou. A House Maid Limpeza Doméstica foi uma das empresas que identificou o potencial deste mercado no País. “Começamos a receber muitos pedidos de orçamentos feitos por brasileiros, o que nos levou a estudar o segmento e a viabilidade do negócio no Brasil”, comenta Nuno Calado, diretor de expansão da rede.
- O nível de exigência do consumidor brasileiro está cada vez maior, pretendendo serviços profissionais e de qualidade. Os novos integrantes da Classe C buscam produtos e serviços de qualidade e isso é mais importante que o preço. Com a informação disponível na internet não só do seu bairro ou sua cidade, mas do mundo todo, a exigência do consumidor brasileiro já se equipara à dos países com maior renda. O brasileiro busca relações de mais conveniência, autenticidade e atendimento. A House Maid Limpeza Doméstica tem uma vasta experiência nas motivações de cada consumidor. “Os nossos clientes não são todos iguais, o que nos distingue é sabermos exatamente as preferências de cada cliente”, comenta Nuno Calado. “Na escolha dos nossos franqueados somos também exigentes, e buscamos pessoas que além do perfil empreendedor, tenham uma forte componente em relações humanas”, comenta Nuno.
- A crescente preocupação com o desenvolvimento sustentável, com o meio ambiente e com a ecologia que, para além das estratégias nacionais para o desenvolvimento sustentável, muitas vezes os esforços são desenvolvidos de forma altruísta por empresas grandes e pequenas, em vários setores de atividade. A House Maid Limpeza Doméstica pretende inovar em todos os níveis e congratula-se por finalmente conseguir parceiros no Brasil, preocupados com a Saúde e o Bem estar da população, tendo firmado acordos com uma empresa brasileira para a produção de produtos ecológicos de natureza vegetal, até agora importados, que além de não agredirem o ambiente protegem a saúde da população.
Estudos da Agência Internacional para a Proteção do Ambiente afirmam que grande parte das alergias e dos problemas de saúde respiratórios, como a asma, advém da poluição interior nas nossas habitações, sendo a utilização de produtos químicos de limpeza um dos principais responsáveis. As fragrâncias sintéticas da maior parte dos produtos de limpeza são tóxicas, afirma o mesmo estudo.
80% dos casos de câncer são atribuídos a fatores ambientais e não genéticos, incluindo exposição a químicos cancerígenos, muitos dos quais se encontram nos produtos de limpeza que utilizamos.
Os investidores brasileiros estão cada vez mais conscientes e a exemplo a House Maid espera abrir 4 novas unidades ainda este mês na Cidade de São Paulo. “Esta é uma excelente fase para investir em negócios de estrutura flexível como é o nosso, em que o investimento em capital fixo é muito baixo. É nestas épocas de crise que quem inova, vai colher os seus frutos no curto prazo. Já passamos por uma crise idêntica na Europa e na verdade o nosso principio é fazer destas crises cíclicas, janelas de oportunidade para a implantação do nosso negócio”, afirma Ivanira Gomes, CEO da House Maid.