Em meio a diversos desafios econômicos, o setor de franchising vem se destacando no cenário nacional. No primeiro trimestre deste ano, a indústria da franquia cresceu 9,2%, segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), comparado ao mesmo período do ano passado. Seguindo um ritmo de expansão, a rede de lavanderias premium Lavasecco tem uma expectativa de crescimento de 20% para este ano, maior que a previsão nacional, que é de 8%.
Nos três primeiros meses do ano, a rede de lavanderias inaugurou duas novas unidades no Paraná, nas cidades de Curitiba e Maringá, num total de 25 lojas pelo Brasil. Segundo a proprietária e fundadora da rede de lavanderias premium Lavasecco Franchising, Maria Alzira Linares, o segmento é um dos que mais cresce no país atualmente, mas também é preciso ter cautela. “A Lavasecco prioriza um crescimento moderado, sempre com muito cuidado na escolha de pontos de venda e franqueados, que estão à frente de cada operação, porque não queremos perder o padrão de qualidade e principalmente de atendimento, que é o nosso diferencial. Para isso investimos pesado em treinamento de pessoal”.
Outro fator que favorece o setor de franchising em meio à crise financeira enfrentada pelo país, é o desejo de muitos profissionais qualificados em investir no negócio próprio. “O sistema de franquia já te dá um respaldo, você entra no mercado com uma marca conhecida. Veja o índice de sucesso de quem abre uma franquia contra o índice de insucesso de quem abre sozinho. De cada cinco empresas inauguradas de forma independente, três não chegam a completar cinco anos. Já com a franquia o índice de acerto é muito maior”, explica Maria Alzira.