Seja por necessidade de assumir os gastos familiares, ou seja, para atender o sonho de ter um negócio próprio, cada vez mais, as mulheres estão deixando de exercer somente as tarefas domésticas e ingressando no ramo empresarial. E elas têm dominado o mercado, atualmente o país tem 7.025.368 mulheres donas do próprio negócio.
Dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apontam que mais de 52% dos novos empreendimentos estão em mãos femininas. Segundo uma Análise dos Resultados do Censo Demográfico, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre 2000 e 2010 o número de mulheres atuantes no mercado de trabalho subiu de 50,1% para 54,6%.
Elas fazem a diferença no ramo e garantem sucesso na vida profissional e não deixam a desejar na vida pessoal. Charlene Grola, moradora de Londrina (PR), entrou no universo empresarial em 2014 por meio do franchising. Ela é franqueada da rede de franquias TRC Sustentável. “O empreendedorismo é algo que sempre me conquistou, gosto de desafios do algo distinto. Escolhi a TRC Sustentável por ser algo novo e diferenciado e por eu poder fazer a diferença tanto para o planeta quanto para as pessoas”, conta Charlene ao ser questionada, pelo motivo que a fez apostar no franchising.
A rede atua no desenvolvimento e comercialização de projetos sustentáveis, voltados a todos os consumidores, com foco em economia de água e dinheiro. A TRC trabalha com dois principais serviços; o PGA (Programa de Gestão de Água) e o Acha Vazamentos, mas também realiza reparos e regulagens hidráulicas conforme a necessidade.
Casada há três anos, mãe de primeira viagem, ela conta que divide seu tempo entre a família, a franquia e atividades paralelas como academia e tênis. “A organização e administração do tempo é algo primordial! Com esses fatores dá sim para ser mulher, mãe, esposa e administrar um negócio”, relatou.
A empreendedora fala que para isso conta com alguns segredos. “Minha filha ainda é muito pequena, tem apenas dois meses. E para cuidar dela, tenho total respaldo da minha mãe, e ajuda é sempre bem-vinda!”, fala.
Dedicada a família, Charlene também se mostra dedicada aos trabalhos. “Antes de ser empresária eu atuava na área de consultoria empresarial e Coaching Pessoal e Profissional, eu gostava muito por poder contribuir para que as pessoas pudessem atingir seus objetivos pessoais e profissionais, ajudar para que conseguissem visualizar a vida de uma maneira diferenciada e aproveitar melhor o tempo. Com a TRC, permaneço atuando com a mesma essência! Ajudo no bolso e na consciência do cliente. Eles querem economizar sim seu dinheiro, mas muitos relatam preocupação com o meio ambiente. É muito bom poder ajudar o próximo, alimenta a alma! A franquia me abriu as portas para isso”, conclui.