Em abril deste ano, entrou em vigor a nova norma NBR 16.280, criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com o objetivo de garantir mais segurança às obras e estabelecer uma gestão que assegure que os procedimentos sejam cumpridos, a NBR 16.280 trouxe grandes mudanças para o mercado de reformas.
Apesar de a norma ter sido regulamentada há apenas três meses, a Praquemarido, empresa de reparos e reformas, que possui uma estrutura com profissionais especializados e capacitados, já consegue ver o impacto na demanda de serviço, com um aumento de 11%. O presidente da rede, Manuel Oliva, acredita que esse ainda não é o reflexo do real de aumento que a rede atingirá com a aplicação da NBR 16.280. “É uma grande oportunidade de mercado, pois nem todos conseguirão atender as exigências da legislação. Nossa expectativa é de que 25% dos serviços anteriormente executados pela mão de obra informal migrem para a Praquemarido”.
A norma exige que a prestadora de serviço tenha dois tipos de funcionários, os capacitados e os especializados. O primeiro diz respeito aqueles que podem exercer o serviço proposto, sem emitir Responsabilidade Técnica (RT) como o pedreiro e o pintor. E os profissionais especializados são aqueles aptos a fornecer projetos, laudos e RT como o engenheiro e o arquiteto.
“Todas as franquias estão preparadas para atender o público de acordo com a exigência da ABNT. Além disso, a franqueadora oferecerá suporte técnico a todas unidades para que não haja nenhuma restrição em atender ao público consumidor que buscará a legalidade desta normativa”, explica Oliva.