Início / Notícias / Limpeza e Conservação / De auxiliar de limpeza a empresária bem sucedida

De auxiliar de limpeza a empresária bem sucedida

De auxiliar de limpeza a empresária bem sucedida
Sua Franquia Publicado em 18 de Outubro de 2013 às, 18h55. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 02h59.

Compartilhe:   

Rosi Schafer (25) conta como se tornou empresária de sucesso no segmento de higiene e conservação. Hoje ela gerencia sua própria equipe de auxiliares como co-proprietária de uma franquia da House Shine, em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro

Rosi de Souza Schafer é baiana de Ituberá, no sul do estado, cresceu ao lado dos pais e seus três irmãos e deixou sua cidade natal em 2006 para tentar a sorte na capital fluminense. “Eu tinha apenas 18 anos e sonhava em morar no Rio de Janeiro. Sabia que assim teria mais oportunidades”, comenta. Ela estava certa. Apenas sete anos depois, Rosi é casada, tem um filho (Eric) e administra negócio próprio e bem sucedido. “Desde março sou sócia e diretora operacional na unidade da House Shine em Ipanema. Eu coordeno a equipe de auxiliares de limpeza que executam os serviços nas residências dos clientes”, explica.
 
Antes disso, Rosi foi funcionária em outros dois locais. O primeiro como cuidadora de um idoso. Rosi trabalhava em escala 48/48 (dormia dois dias no trabalho e depois dois dias em casa) e era responsável pela higiene e pela administração dos medicamentos. Ela ocupou o cargo durante um ano. “Decidi sair porque era psicologicamente exaustivo e um tanto doloroso cuidar de uma pessoa com doença terminal”, explica. Logo após deixar o cargo, aos 19 anos, Rosi foi contratada por uma empresa da zona sul para o cargo de auxiliar de limpeza. “Fui a primeira contratada para esta função. Eu limpava vários imóveis por dia. Fiquei neste cargo por 2 anos e com o passar do tempo consegui me destacar entre as funcionárias”, conta.
 
A qualidade do serviço garantiu a Rosi uma promoção, primeiramente na posição de secretária e posteriormente no cargo de coordenadora das equipes de limpeza. “Foi o meu primeiro e merecido cargo de chefia. A minha rotina dividia-se entre organizar a metodologia e o cronograma das auxiliares, controlar o estoque, entre outras funções. Era um trabalho pesado que exigia muito esforço, dedicação, responsabilidade e uma longa rotina diária”, detalha Schafer. Essa experiência foi marcante em sua vida. “Aprendi muito nessa época e levo comigo no meu dia-a-dia para uma melhor administração do meu negócio.”
 
Uma nova etapa
 
Rosi conheceu o marido, Hans Schafer, quando ambos trabalhavam na mesma empresa na zona sul do Rio. Eles se uniram a uma terceira sócia, Patricia Morgado, que também tem experiência em gestão de negócios, e foram em busca de uma franquia para investir. “O processo de escolha da franquia começou em 2012 e levou em consideração custo, demanda e know-how dos sócios, fator que influenciou na escolha pela House Shine”. A rede de franquias é líder e pioneira no Brasil, tendo lançado em 2012 o serviços de limpeza profissional voltado para o mercado doméstico. De origem portuguesa, país em que também é líder de mercado, a House Shine possui 250 unidades no Brasil, que ofertam pacotes de limpeza para residências e espaços comerciais. “É um desafio, mas compensa no final. Os clientes que nos procuram estão, na maioria das vezes, insatisfeitos com os serviços de limpeza que contrataram anteriormente por meio de pessoas sem qualificação. A demanda é tão alta que já estou contratando a 3ª equipe”, comemora.
 
Sobre a House Shine
 
Fundada em 2008 pelo empresário Cândido Mesquita, a House Shine é uma rede de franquias líder em prestação de serviços de limpeza em residências e imóveis comerciais em Portugal. No 2º semestre de 2012, a House Shine chegou ao Brasil para suprir a falta de profissionais capacitados no mercado. Com 250 unidades no país, a meta é chegar ao número de 360 adesões até o final do ano. Além da limpeza de residências e escritórios, as franquias oferecem limpeza pós-obras e pré-mudança, entre outros serviços.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?