Em 2010, após uma reforma mal sucedida em seu apartamento, David Pinto visualizou no mercado da construção civil uma oportunidade de negócio. “Ao contrário do que eu imaginava, a mão de obra contratada na época não era capacita. A reforma do meu apartamento atrasou e o meu orçamento excedeu, um problema pelo qual muitos proprietários de imóveis já passaram. Foi naquele período que pesquisei sobre o déficit de profissionais no mercado e decidi, poucos meses depois, lançar a Doutor Resolve”, conta o empresário. Desde então foram comercializadas 550 unidades que estão distribuídas em todos os estados e disponibilizam aos clientes profissionais aptos para realização de serviços de reparos e obras em imóveis. “O resultado é excelente. Em apenas dois anos, a Doutor Resolve já é líder entre as franquias do segmento”, comemora.
O formato do negócio é um dos fatores que proporcionaram a rápida expansão da marca. “A Doutor Resolve é microfranquia. Com cerca de R$ 40 mil já é possível aderir à bandeira e inaugurar uma loja. Desta forma, empresários de diferentes perfis, incluindo os da classe C emergente, puderam investir no negócio”, explica David. “Inclusive, existem franquias da Doutor Resolve que chegaram ao faturamento de R$ 100 mil após poucos meses de trabalho, uma prova de que existe público para atender e, consequentemente, excelentes oportunidades de lucro”.
Os méritos da franquia se acumulam desde 2011, quando a bandeira começou a se tornar referência. De acordo com ranking da ABF, a Doutor Resolve foi a que mais vendeu unidades ano passado. Ao todo, foram 352 franquias comercializadas, resultado que a colocou a frente de tradicionais do franchising nacional, como O Boticário e Cacau Show. Para 2012, a meta é maior: 600 vendidas. “Temos mais de 200 potenciais investidores em fase de análise de perfil. Atingiremos esta meta e em 2013, tendo em vista o bom andamento dos negócios, teremos cerca de 2.500 unidades vendidas, incluindo no exterior”.
Segunda bandeira
Com o sucesso da marca, David investiu em uma nova bandeira, o Instituto da Construção, franquia de cursos profissionalizantes voltada exclusivamente para o segmento de construção civil. A bandeira já conta com unidades em funcionamento em São Paulo, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Porto Alegre, e Manaus, além de 45 unidades vendidas que devem inaugurar até, no máximo, o começo do de 2013. “Enquanto a Doutor Resolve leva o profissional capacitado até o consumidor, o Instituto da Construção profissionaliza aqueles que têm interesse em ingressar no segmento da construção civil, sendo inclusive uma alternativa para acabar com o ‘apagão’ da mão de obra no Brasil”, finaliza.