O setor de franquias registrou um faturamento de quase R$ 89 bilhões em 2011 e a expectativa é crescer 15% em 2012. Atualmente, são 2031 redes de franquias com 93 mil unidades em todo o Brasil, um crescimento de 82% nos últimos dez anos.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o estado de São Paulo concentra mais da metade das sedes de franquias do país (51,1%). Com 11,2 milhões de habitantes, a capital paulista é o local mais promissor para abrir uma rede de lojas. Dos 645 municípios do estado, 32 aparecem no ranking das 100 melhores cidades para instalar uma franquia. É acompanhando o crescimento do setor e as boas perspectivas do estado que a Jan-Pro, líder mundial no ramo de limpeza comercial, está expandindo seus negócios na região. São 15 novas franquias, nas cidades de Alphaville, Osasco, Cotia, Campo limpo e Rio Claro, além das localizadas na cidade de São Paulo, nos bairros da Mooca, Jardim Paulista, João Climaco e Perdizes.
As novas franquias são parte do plano de expansão no Brasil, que pretende abrir outras 100 unidades até o final de 2012 e duas mil até o final de 2015.
Atualmente, a Jan-Pro possui 98 escritórios regionais nos Estados Unidos e 20 instalados nas Bahamas, Canadá, Emirados Árabes, Irlanda, Reino Unido, República Dominicana e, desde o ano passado, no Brasil. Com 12 mil franqueados em todo mundo, a companhia conquistou a primeira posição na Enterpreuner Magazine, como a empresa de mais rápido crescimento, consecutivamente nos rankings de 2004 a 2010.
O aumento da renda da classe C no país foi um dos fatores que tornaram o mercado nacional promissor para a Jan-Pro. Com mais perspectivas, essa parcela da população quer agora realizar o sonho de ter seu próprio negócio, porém, precisa de oportunidades compatíveis com o que pode investir inicialmente. Ao mesmo tempo, é cada vez mais difícil encontrar mão de obra especializada em limpeza. A Jan-Pro chega, também, para profissionalizar o serviço de limpeza comercial. “O mercado brasileiro está em expansão, é preciso acompanhar esse crescimento. A Jan-Pro cobre essa demanda, sempre com rigor em seus processos. Estamos muito satisfeitos com a evolução da empresa no país”, afirma Renato Ticoulat, diretor de novos negócios da Jan-Pro.