m 2008, a Restaura Jeans – rede com mais de 200 lojas e pontos licenciados que cuidam de toda a roupa e de artigos de couro – passou a considerar a região Nordeste como um pólo bastante atrativo para abertura de novas franquias. Sediada no sul do Brasil, na cidade de Laguna (SC), estruturou sua equipe e operação para atingir tal meta.
Hoje, comemora a abertura uma nova unidade na cidade de Fortaleza. As demais estão localizadas em Lauro de Freitas e Salvador – ambas na Bahia – João Pessoa e Aracaju. “Já temos contratos assinados em outras cidades - Teresina, Recife, São Luís - que estão em fase de escolha de ponto comercial”, afirma Ramon Guedes, gerente de expansão. “E há muitas outras regiões a conquistar”.
A operação - Os franqueados da Restaura Jeans oferecem aos seus clientes tingimento, costura, customização e limpeza de roupas; renovação e cuidados com peças de couro e cuidados, renovação e customização de calçados e bolsas. São duas formatações disponíveis: com e sem lavanderia integrada à loja.
A opção com lavanderia permite queas roupas higienizadas e passadas sejam entregues em prazo mais curto. Já os franqueados terão maiores faturamento e lucratividade porque eles mesmos operarão as máquinas, não repassando o trabalho a terceiros. “Garantimos excelente qualidade porque o maquinário é profissional e ecologicamente correto: tratam-se de equipamentos da marca Eletrolux, com sistema Wet Cleaning, considerado ideal para a preservação do meio-ambiente”, elucida Flavio Conrad, franqueador.
A loja com lavanderia homologadaé o modelo que tornou a Restaura Jeans um negócio de sucesso. Tingimento, costura, customização de roupas; renovação de couro e tratamentos especiais para calçados e bolsas e lavanderia terceirizada, com serviços realizados por fornecedores homologados pela empresa franqueadora.
Para ser um franqueado, não há necessidade de experiência no ramo, mas é preciso identificar-se com o negócio e ter disponíveis pelo menos 50% do capital a ser investido – entre R$ 75 mil e R$ 200 mil, em valores brutos, dependendo do tamanho e formatação da loja. A Restaura Jeans fornece completo apoio antes e após a inauguração, incluindo recrutamento de funcionários; escolha e aprovação do ponto; suporte na gestão administrativa, operacional e na gestão de pessoas; e treinamento de três semanas para o franqueado e seus colaboradores.
Banco do Nordeste – A expansão pelo Nordeste ficou mais fácil por conta do Banco do Nordeste, que oferece uma linha de financiamento a condições extremamente atrativas.
Para conquistar o benefício, a franquia passou por extenso processo de seleção do banco ligado ao governo federal. São rigorosos critérios de análise para a segurança do empréstimo, que incluem a investigação de todo o perfil administrativo e financeiro das empresas candidatas, bem como pesquisa entre franqueados e ex-franqueados das redes.
A linha de crédito tem condições bem abaixo do mercado, com juros de 6% ao ano, financiamento de 100% do investimento total, carência de seis meses a quatro anos e pagamento em até 60 meses. “O sonho de todo franqueador é conseguir parcerias com bancos, principalmente estatais, para facilitar o investimento do franqueado, permitindo que ele mantenha capital de reserva. No caso do Nordeste, o incentivo é ainda maior por serem regiões carentes da oferta de variedade de serviços e com altas perspectivas de crescimento”, conta Guedes.
O empréstimo pode ser feito para compra, reforma e pagamento de taxas, entre outros itens do investimento total. A Restaura Jeans se encarregará de estabelecer o contato entre o candidato a franqueado e o Banco do Nordeste, para, a partir de então, dar início ao relacionamento.