Início / Notícias / Limpeza e Conservação / Jani-King do Brasil se prepara para a limpeza de grandes eventos esportivos

Jani-King do Brasil se prepara para a limpeza de grandes eventos esportivos

A Jani-King já marcou presença em eventos que entraram para a história do esporte

Jani-King do Brasil se prepara para a limpeza de grandes eventos esportivos
Sua Franquia Publicado em 31 de Maio de 2010 às, 16h57. Atualizado em 10 de Julho de 2023 às, 23h59.

Compartilhe:   

Líder mundial em franquias de limpeza, a norte-americana JANI-KING também é referência em limpeza de eventos esportivos, que demandam conhecimento especializado e pessoal altamente treinado. A empresa, que já atuou em quatro jogos olímpicos e cujo diretor de operações Christian Rojas participou da coordenação limpeza dos jogos Pan-Americanos realizados no Brasil, fechou contrato para atendimento ao estádio do time Dallas Cowboys, nos EUA. Preparando-se para os grandes eventos esportivos que o Brasil vai sediar nos próximos anos, a empresa prevê treinamento específico para seus franqueados nesse segmento.

Uma competição esportiva de alcance continental, como os jogos Pan-Americanos, ou mesmo mundial, como as Olimpíadas, requer investimento, planejamento e, acima de tudo, qualidade na prestação de serviços por parte de seus fornecedores. Um dos itens que mais demanda cuidado é a limpeza, que segue padrões rígidos e pode fazer a diferença no sucesso do evento, uma vez que pode ser decisiva até mesmo no resultado de uma competição.

Graças ao know-how acumulado em mais de 40 anos de atividade, a Jani-King marcou presença em eventos que entraram para a história do esporte, como os Jogos Olímpicos de Inverno em Salt Lake City 2002 (em que ficou responsável pela limpeza das acomodações dos atletas), as olimpíadas de Atlanta 1996 e Sidney 2000 (onde atuou na limpeza dos estádios e das áreas externas). Além disso, o diretor de Operações da empresa no Brasil, Christian Rojas participou da joint venture responsável pela limpeza dos jogos Pan-Americanos realizados no Rio de Janeiro em 2007 (em que cuidou das áreas externas e dos palcos de abertura e encerramento dos jogos no estádio do Maracanã). Recentemente, a matriz da Jani-King, localizada nos Estados Unidos, fechou contrato para a limpeza do estádio do time Dallas Cowboys, o maior estádio do mundo, ficando responsável por toda a infra-estrutura da sede do time de futebol americano.

Rojas que acumula experiência internacional nesse segmento, destaca que um evento esportivo funciona como um verdadeiro teste de qualidade para uma empresa. "Numa Olimpíada, o fornecedor precisa aplicar tudo o know how de limpeza profissional, porque a área esportiva demanda inúmeros - e específicos - tipos de cuidados, desde o material utilizado até a técnica", afirma. "A limpeza de um vestiário é diferente da higienização dos banheiros, assim como o piso se difere de uma quadra, por exemplo", completa.

Segundo Rojas, tem que haver uma classificação prévia e o detalhamento das áreas a serem cuidadas. "Desde a limpeza de um sanitário utilizado por um atleta até uma área pública comum, tudo deve ser meticulosamente planejado. Muita gente nem imagina, mas o lixo retirado do quarto de um atleta precisa ser armazenado por sete dias, pois pode servir como prova em um episódio de dopping e mudar o resultado de uma prova ou até mesmo a decisão de uma medalha de ouro", exemplifica. No caso específico do lixo produzido pelos atletas, o mesmo deve ser armazenado por uma semana, devidamente identificado, para rápido acesso.

A qualificação da equipe, segundo Christian Rojas, é fundamental para a perfeita execução do trabalho. "Para atuar em um evento esportivo, a empresa precisa ter, necessariamente, conhecimento em limpeza profissional, além de saber atuar em todas as áreas, pois pode acontecer qualquer tipo de imprevisto. Tem que estar preparado para qualquer eventualidade", explica.

Rojas apresentou sua experiência na limpeza dos Jogos Pan-Americanos em recente evento dirigido ao segmento de manutenção e facilities.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?