A Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) se uniu a Câmara de Comércio e Indústria Brasil China (CCIBC) e firmou acordo — Memorando de Colaboração Mútua — para fomentar a entrada de franqueadoras brasileiras na China, assim como receber redes chinesas no Brasil.
Com o acordo, as entidades vão prestar apoio logístico, assim como assessoria empresarial aos interessados no mercado Chinês. Tal apoio envolve a organização de delegações e visitas.
Segundo a diretora jurídica da ABF Rio, Hannah Fernandes, o memorando vem auxiliar e romper algumas barreiras a fim de fomentar o mercado de franquias nos dois países, aumentando a visibilidade do mercado brasileiro no exterior. "Ainda que muitas marcas nacionais tenham interesse em conhecer melhor o mercado chinês, a diferença cultural ainda é uma barreira para a concretização de um relacionamento com esse importante player comercial. A assinatura do Memorando tem justamente o objetivo de construir uma ponte entre o franchising do Rio de Janeiro e o mercado chinês, seja para visitar feiras ou agendar reuniões, como para iniciar tratativas comerciais. A recíproca, inclusive, também é verdadeira: a ABF Rio está comprometida em fazer a ponte para empresários de lá que queiram conhecer e se estabelecer no nosso mercado.", afirmou a executiva.
Conforme explica o Diretor Comercial da CCIBC, Tertius Ribeiro, a capilaridade da ABF Rio junto aos seus associados será potencializada pela capacidade instalada da CCIBC em território chinês. “Associados da ABF Rio que desejarem se associar com a CCIBC para investir no mercado chinês, passarão a contar com o apoio de suas agências locais, que passam a ser compartilhadas com os associados da ABF Rio na exploração de oportunidades de interesse comum. Entre outros benefícios, passarão a contar com facilidades na obtenção de vistos de viagem, apoio local de pessoal receptivo falando português na China, facilidades de deslocamento e acomodação, apoio jurídico legal para assinatura de contratos (se necessário) além de poderem estabelecer contato direto com as empresas previamente selecionadas de acordo com cada interesse particular.”
Fonte
Divulgação