Notícias / Internet / 3 vantagens do Data-Driven para o seu negócio tomar decisões a partir de dados

3 vantagens do Data-Driven para o seu negócio tomar decisões a partir de dados

Pesquisa da Gartner, realizada com 150 organizações, mostrou que empresas que usam dados terão lucros 20% maiores quando comparados a modelos tradicionais.

Compartilhe:   

Dados são fundamentais para empresas que buscam por alta performance nas campanhas de marketing digital. Com foco em resultados, muitas empresas devem estabelecer planos estratégicos com base em números sólidos na hora de tomar decisões. Segundo o levantamento realizado pela consultoria Forrester, companhia de pesquisa de mercado global, cerca de 73% das empresas no Brasil dizem ter negócios data-driven.

O conceito de data-drive é pautado em ações orientadas por dados, quando a empresa toma decisões e cria planejamento estratégico, tendo como base a análise das informações coletadas. Essa prática é mais do que usar ferramentas de coleta, mas implantar metodologias que permitam às organizações terem uma visão mais precisa do negócio, aumentando as chances de aproveitar as oportunidades e prever tendências. Ou seja, o data-driven é uma mentalidade empresarial.

Segundo o levantamento feito pela TOTVS, empresa que oferece sistema ERP e soluções verticais, em parceria com H2R pesquisas avançadas, mostrou que apenas 5% das empresas acreditam fazer bom uso da inteligência de dados em seus negócios.

No ambiente cada vez mais competitivo, como o digital, conseguir ter um guia e possibilidade de antecipar o futuro é muito importante. A mentalidade empresarial focada na análise de dados cria estratégias mais eficazes, pois é possível entender o que funciona e como melhorar, ao invés de realizar ações baseadas em achismo e experiências pregressas, que vêm de contextos passados. Segundo informações da BI-Survey, empresa de análise e inteligência de negócios, cerca de 60% das empresas, de alto desempenho, baseiam suas decisões em informações e utilizam diversas ferramentas para coletar e analisar dados de seus clientes, concorrentes e de mercado. 

O uso dessa metodologia facilita a ação dos gestores, que conseguem entender o comportamento de consumo dos clientes, as necessidades, desejos e dificuldades, esse mapeamento ajuda a entender como a empresa pode melhorar seus produtos e serviços para conquistar novos clientes e fidelizar os que já são recorrentes.

Considerando a importância da mentalidade e da coleta de informações nas estratégias de comunicação da empresa, cito 3 vantagens do data-driven creative para o seu negócio:

1. Mensuração e monitoramento: O monitoramento é um dos conceitos mais fortes do drata-drive, permitindo entender em tempo real o efeito que as ações de comunicação têm no público, facilitando que a empresa faça ajustes em tempo real para ser mais assertiva;

2. Autonomia aos colaboradores: O uso de dados aumenta o poder dos colaboradores dentro da empresa, permitindo que as escolhas sejam baseadas em algo mensurável, descentralizando a tomada de decisões, que antes ficava apenas com os gestores, agora cada especialista pode entender o planejamento da empresa;

3. Aproveitamento de novas oportunidades: A mensuração de dados capacita a empresa a ter um panorama das lacunas de atuação que pode ter no mercado, a partir disso pode ser criado novos produtos e serviços.

A cultura data-driven vem sendo cada vez mais usada por empresas que desejam crescer. Compreendendo o papel importante que os dados têm no mundo digital. Aqui na Box Ideias temos um time engajado no uso de data-driven creatives, como uma forma de entender o comportamento dos clientes para criar estratégias de comunicação efetivas, personalizadas, e o mais importante, que fazem sentido com o interesse de nossos clientes. 

*Por Raphael Oliveira, Sócio Diretor da Box Ideias

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?