Dados apurados pelo Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), identificou que o faturamento das pequenas e médias empresas (PMEs) tiveram incremento de 1,9% em abril quando comparado com o igual período de 2022. No primeiro trimestre, o crescimento foi de 2,5% na comparação anual, entretanto, no segundo trimestre dá sinais de desaceleração concentrados em alguns setores – sobretudo Comércio e Infraestrutura.
Nos setores monitorados, a movimentação financeira real média foi puxada, especialmente, pelos segmentos de Serviços (+4,1% ante abril de 2022) – ocasionado por ‘Atividades profissionais, científicas e técnicas, ‘Artes, cultura, esporte e recreação’ e ‘Atividades de serviços pessoais’ –, e Indústria (+1,0%) – sendo o segundo mês consecutivo de expansão modesta, liderado por ‘Fabricação de móveis’, ‘Fabricação de autopeças e implementos rodoviários’ e ‘Fabricação de produtos alimentícios’.
Por outro lado, os dados do IODE-PMEs mostraram recuo do comércio em abril de 2023 (-3,1% ante abril de 2022), após intensa desaceleração já verificada em março (+0,5%). No setor, houve queda nos segmentos atacadista (-5,1%) e varejista (-1,0%).
Fonte
Divulgação