As franquias de Hotelaria e Turismo apresentaram a maior variação de crescimento nos meses de janeiro a março de 2017, em comparação com os números obtidos no mesmo trimestre de 2016. O segmento registrou crescimento de 31% e foi o principal responsável pelo resultado geral obtido pelo sistema de franchising, que cresceu 9,4% em relação ao mesmo período de 2016, como aponta a Pesquisa Trimestral de Desempenho das Franquias no Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Os números divulgados pela ABF evidenciam o potencial do segmento e sua boa recuperação ao momento atual vivido pela economia nacional. Quando comparados aos resultados obtidos pelos demais segmentos, o setor obteve um percentual aproximadamente duas vezes maior que o 2º colocado no ranking, o segmento beleza, bem-estar e saúde, que registrou 17% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado.
A rede de Agências de Viagens Clube Turismo apresentou um desempenho positivo acima da média divulgada pela ABF para o mesmo período: “Estamos otimistas com a boa recuperação que o setor tem apresentado. Nós conseguimos melhorar o aproveitamento do processo de seleção de franqueados, diversificamos ainda mais nossa gama de produtos e estamos colhendo os frutos destas decisões”, comenta Ana Virgínia Falcão, CEO da Clube Turismo.
- Leia também: FRANQUIA CLUBE TURISMO REALIZA 3ª CONVENÇÃO NACIONAL DE FRANQUEADOS
Entre os fatores que contribuíram para o resultado estão a estabilidade da moeda americana e a adimplência das famílias brasileiras, além de estratégias individuais implementadas por cada empresa: “Neste momento delicado que a economia do país atravessa, tivemos que tomar atitudes para continuar crescendo. Embora não tenhamos registrado aumento no número de leads de candidaturas à franquia, nós tivemos uma melhora no nosso processo de avaliação e seleção de candidatos e com isso otimizamos o número de adesões e a qualidade dos nossos franqueados”, completa Ana.
A franquia, que é multimarcas e multisserviços, registrou um crescimento de 37% no número de unidades e um aumento no faturamento total bruto, através dos fornecedores homologados, de 40% em relação ao 1º trimestre de 2016. Neste mesmo período, a franqueadora lançou novos produtos, entre eles um programa próprio de fidelização de clientes e enfatizou ações de capacitação dos franqueados.