Início / Notícias / Hotelaria e Turismo / Rede de agências de turismo é boa aposta para este ano

Rede de agências de turismo é boa aposta para este ano

Rede de agências de turismo é boa aposta para este ano
Sua Franquia Publicado em 07 de Maio de 2012 às, 12h17. Atualizado em 10 de Julho de 2023 às, 23h59.

Compartilhe:   

O setor de turismo e hotelaria foi o destaque no franchising brasileiro em 2011, com crescimento de 85,9% no faturamento, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo a associação, o expressivo crescimento do segmento se deve, principalmente, à TAM Viagens, que somente no ano passado inaugurou 115 unidades.

"Aumentamos em 109% o número de lojas, se comparado com 2010. O objetivo era aumentar nossa presença em território nacional", explica Sylvio Ferraz, diretor executivo da TAM Viagens.

De acordo com Sylvio, a partir de 2010 a rede adotou a estratégia de transformar todos os representantes de lojas então existentes em franqueados, ao mesmo tempo em que houve uma forte procura de novos interessados. Para 2012, a estimativa é de inaugurar mais 100 unidades.

Mercado do turismo aquecido
"Além do objetivo de alcançar um número maior de cidades em todo o País, o cenário de aquecimento da economia, o aumento da demanda de passageiros e as boas perspectivas do mercado de turismo nos próximos anos nos permitiram traçar metas otimistas de crescimento", aponta o executivo.

Segundo o Ministério do Turismo, a movimentação dos aeroportos brasileiros em 2011 foi a maior dos últimos 13 anos. De janeiro a dezembro, os desembarques domésticos somaram 79.049.171, resultado 15,8% melhor que os 68.258.268 acumulados em 2010. A atividade turística impacta mais de 50 segmentos da economia e é responsável, atualmente, por 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB).

Conheça as franquias da TAM Viagens
A TAM Viagens é a unidade de turismo da TAM Linhas Aéreas e foi fundada há 13 anos. "A empresa oferece mais de 600 opções de roteiros, que incluem passagens aéreas, traslados, acomodação, passeios e todos os demais serviços voltados para o turismo nacional e internacional", detalha Sylvio. A rede fornece roteiros divididos em oito áreas de interesse: ecoturismo, escapadas, esportes, diversão e entretenimento, eventos e feiras, família, experiências e praias.

A TAM Viagens procura franqueados que possuam conhecimentos dos hábitos e cultura da região onde pretendem abrir uma unidade, preparação administrativa e operacional, capacidade de gestão de recursos humanos e financeiros e afinidade com a marca. Não são aceitos empreendedores que tenham vínculo empregatício com quaisquer companhias coligadas ou controladas pela TAM ou que tenham familiares diretos trabalhando nelas ou em empresas concorrentes.

Quem determina onde a unidade será aberta é a rede. Sylvio conta que a franqueadora realiza estudos que determinam os pontos de interesse e as prioridades. Nessa análise, são levados em consideração o potencial de consumo das regiões, a concentração de renda, o percentual do orçamento familiar destinado a viagens, a presença de outras agências de viagens e a concentração de clientes do programa de benefícios TAM Fidelidade, entre outros itens. "O plano é aumentar o número de unidades em todas as capitais brasileiras", diz ele.

Como principais benefícios para os franqueados, Sylvio cita a possibilidade de conseguirem vender pacotes com preços mais competitivos - já que existe uma aliança estratégia com a TAM Linhas Aéreas - e contarem com a visibilidade de uma marca consagrada.

TAM Viagens em números
Setor: Hotelaria e turismo
Resumo do negócio: A TAM Viagens é a unidade de turismo da TAM Linhas Aéreas e uma das maiores operadoras do Brasil, com mais de 600 opções de roteiros
Número de unidades: 170
Unidades próprias: 2
Unidades franqueadas: 168
Faturamento mensal médio: não fornecido pela rede
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Taxa de propaganda: 0,5% do faturamento em ações na própria loja
Capital para instalação: em média R$ 270 mil, mais o ponto comercial
Capital de giro: O custo operacional de três meses, que varia de loja para loja
Prazo de retorno estimado: 24 meses

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?