Início / Notícias / Hotelaria e Turismo / Club Med intensifica expansão aos 60 anos

Club Med intensifica expansão aos 60 anos

Rede de resorts investe em novas unidades no Brasil, na China e no Egito

Club Med intensifica expansão aos 60 anos
Sua Franquia Publicado em 14 de Julho de 2010 às, 18h05. Atualizado em 10 de Julho de 2023 às, 23h59.

Compartilhe:   


O Club Med comemora 60 anos de atuação mundial em mais de 80 destinos. No Brasil, a rede investe na reforma da unidade Rio das Pedras, no sul do estado do Rio de Janeiro, e em novos projetos como o lançamento de outro resort em Cabo Frio. Até o fim deste ano, a rede abrirá as portas do Sinai Bay (foto), no Egito, e do village Yabuli, na China. Estes novos espaços oferecem como novidade os villages com 70 suítes privadas, com cinco tridentes, isoladas, mas dentro do resort.

A renovação do Club Med Rio das Pedras, em Mangaratiba, ao custo de R$ 7 milhões, mostra que a companhia está focada em investir no Brasil e, consequentemente, na América do Sul, com projetos que podem incluir países como o Chile e a Argentina. Com expectativa de inauguração em 2012, o Club Med de Cabo Frio inicia as obras na praia do Peró em 2011 e será o primeiro espaço com cinco tridentes na América do Sul.

O Brasil está dentro dos cinco principais mercados na rede no mundo com potencial de receber 80 mil hóspedes por ano. Outro mercado que atrai o Club Med é o da China, com 10% a 15% da população do país que se hospedam em hotéis de 4 ou 5 estrelas. A expectativa é de que nos próximos cinco anos o Club Med receba 200 milhões de chineses na unidade instalada naquele país, pouco mais da população inteira do Brasil.


Foco no mercado chinês
Para atingir este número, a rede hoteleira se associou ao grupo chinês Fossum, que também é acionista do Club Med. O objetivo da companhia é se tornar líder no mercado de hotéis de luxo na China. O histórico de Club Med mostra que a tarefa é difícil, mas perfeitamente viável.
Entre as estratégias mais eficazes para atrair e manter os hóspedes nos limites dos resorts está o treinamento dos GOs (Gentil Organizador). Prontos para receber, solucionar e tirar dúvidas sobre qualquer assunto referente aos serviços do hotel, estes profissionais demonstram o real sentido do atendimento Club Med. “A alma da companhia está neles”, define Henri Giscard d´Estaing (foto), CEO mundial do Club Med.

Na China não será diferente. Com modelos que chegaram a reunir 25 nacionalidades diferentes entre os GOs, a unidade chinesa terá como principal adversária a crise econômica que abala o turismo do país desde 2009. O mesmo acontece com países europeus que atravessam um momento de incerteza quanto aos turistas.

Novas estratégias para novos hóspedes
Em meio aos problemas financeiros que a Europa atravessa e ao crescimento das classes menos favorecidas, o Club Med não descarta uma estratégia de criar planos para facilitar o acesso de turistas de países em desenvolvimento. “Não dá para cobrirmos o mercado todo. Nossa vocação é ser especialista no nosso segmento, mas somos competitivos”, avalia o CEO Mundial.

No Brasil, o Marketing de Club Med trabalha com uma estratégia de comunicação interna relacionada aos 60 anos da rede. “O importante é mostrar que o Club Med sempre foi pioneiro no segmento hoteleiro. O conceito internacional teve que ser mudado de acordo com a região. No Brasil tiramos um pouco do texto e colocamos mais emoção”, afirma Gian Maria Mazzei (foto), diretor de Marketing do Club Med na América Latina, em entrevista ao Mundo do Marketing.

A ampla atuação de Club Med requer uma estratégia diferente para cada região onde há um dos seus imponentes resorts de luxo. Entre elas está a busca de parcerias para oferecer cada vez mais vantagens aos hóspedes no programa de relacionamento do Club Med. “Vendemos emoção, experiência. E cada uma é diferente da outra, de acordo com o local e a cultura em que atuamos”, completa Mazzei.


PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?