Notícias / Gurus / A importância do marketing digital nos negócios de franquia

A importância do marketing digital nos negócios de franquia

Por Raphael Oliveira*

Compartilhe:   

 

Se você gestor/franqueado pretende que a sua marca se torne tendência e referência no mercado, a melhor forma para isso é inserir a sua empresa no mundo digital. O ramo de negócios está em constante movimento, novas empresas surgem de diversos nichos e para destacar o seu negócio em um universo competitivo, é necessário ter ações eficientes para o alcance dos melhores resultados e lucratividade. Para se ter uma ideia, no período de 2020 para 2021, houve um crescimento de 8% no número de marcas no franchising nacional. E já são 2.882 franquias em todo o território nacional, segundo a ABF.

 

Já pensou estar dentro desse segmento e não ser um diferencial entre todos?

 

O marketing digital nasceu para isso, com essa ideia de estabelecer a sua marca aos parâmetros de visibilidade, credibilidade, referência e à autenticidade. Um franqueado precisa criar estratégias para que a sua marca alcance o melhor caminho até o seu público, e é a partir de ações de marketing e de campanhas publicitárias que a sua empresa apresenta um engajamento mais eficiente no mundo do franchising.

 

O mundo muda e as formas das empresas se relacionarem também. A tecnologia está cada vez mais envolvida na jornada de sucesso de um negócio. Um estudo levantado pela TNS Research aponta que as empresas que investem em tecnologia têm aumento na receita e, crescem aproximadamente 60% a mais em comparação com as empresas que descartam o investimento em tecnologia.

 

A franquia é um segmento que muito está sendo procurado pelos novos empreendedores, inclusive jovens. De acordo com a ABF [Associação Brasileira de Franchising] e o Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas], jovens que buscam montar franquias passaram de 10,2% em março de 2020 para mais de 21% em maio do ano passado. Um levantamento da empresa HeroSpark, plataforma que auxilia empreendedores digitais, mostrou que 24% dos jovens das classes A, B e C, com até 30 anos, são empreendedores e 60% querem ter um negócio próprio no futuro.

 

Com isso, o segmento de franchising é um dos mais buscados pelos jovens, pois além de ser um negócio que se baseia em experiências anteriores promovendo segurança, ele também dá o retorno do investimento mais rápido. E quando se fala em expandir um negócio nas redes sociais, esse público mais jovem entende bastante sobre o assunto. O marketing digital é um suporte para as empresas que estão entrando no mercado ou para aquelas que pretendem ter mais visibilidade e captar novos leads para o seu nicho de vendas de produtos e/ou serviços.

 

A maioria das empresas já reconhecem a diferença de investir em marketing digital, e entendem que se ficarem fora desse mundo estarão fora do contexto promissor. 94% das empresas já investem em marketing digital para desenvolver as estratégias de crescimento, segundo a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil. Mas não basta apenas investir, mas entender quais as melhores estratégias para alcançar o seu público, por isso um alinhamento dos planos é preciso estar certificado pela empresa contratante e pelo contratado para atingir as expectativas.

 

As vantagens de uma franquia investir em marketing digital são de possuir uma segmentação do público, criar mais dinamismo à marca e de obter a mensuração dos resultados com base em dados sólidos. Se a sua franquia já possui redes sociais, investir nas ações de marketing digital é fundamental para promover a marca. E muito mais do que atingir novos franqueados e expandir a rede, o marketing ajuda a dar mais autoridade a marca e abrir novos caminhos para conquistar novos clientes. 

 

Os negócios propagados na internet alcançam um maior número de pessoas com mais frequência, pois o mundo se mantém conectado. Um relatório produzido pelo We Are Social e Hootsuite, em julho de 2021, mostrou que o Facebook continua sendo a rede mais utilizada pela população mundial: com mais de 2,85 bilhões de contas ativas, sendo 130 milhões delas brasileiras. Em ranking entre as 10 redes sociais mais usadas no Brasil, em primeiro lugar aparece o Facebook; em segundo, o Youtube; em terceiro, o WhatsApp; e em quarto, o Instagram.

 

Conheça os nossos gurus/colunistas do franchising

 

Como especialista em negócios de marketing, entendo que o marketing digital é a chave para alcançar novas oportunidades de vendas e de ser capaz de criar novos relacionamentos. E se você franqueado pensa em ter sucesso no seu negócio de franquia, veja algumas das estratégias que o conjunto do marketing digital oferece:

 

     1- Inbound marketing ou marketing de atração: Uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, e-books, entre outros. É um facilitador de caminho ao interessado do produto ou serviço encontrar a sua marca mais fácil.

 

     2 - Marketing de conteúdo: É capaz de encurtar o funil de vendas para fidelizar a venda, através de ações que exponham informações necessárias sobre o produto ou serviço ao público alvo.

 

     3 - SEO (Search Engine Optimization): Uma ferramenta que possibilita otimizar um site e torná-lo mais fácil de ser encontrado, como por exemplo, no Google.

 

     4 - E-mail marketing: A partir de uma boa campanha disparada por e-mail para uma lista de contato segmentada - que queira receber informações de acordo com o perfil e características.

 

     5 - Mídias sociais: Por meio de ações bem elaboradas, com uma mensagem direcionada ao público alvo, uma campanha é capaz de transformar o desejo do consumidor em realidade, ao mostrar que o produto e/ou serviço possui um valor sentimental ou propósito a ele.

 

É possível garantir a audiência da sua unidade de franquia, mensurando o tráfego do seu negócio nas redes sociais, através do marketing digital.

 

SOBRE - RAPHAEL OLIVEIRA*

Raphael Oliveira é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá e Sócio Diretor da Box Ideias - Agência de Marketing e Tecnologia.

 

CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

Encontre a melhor franquia para você: franquias por segmentos e ramos

Confira mais artigos em: gurus do franchising

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?