Descubra os principais desafios para quem abre uma franquia

Por Renato Alves*

 

O setor de franchising é uma grande oportunidade para que os empreendedores ingressem no universo do empreendedorismo. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de franquias por rede teve um crescimento de 7,6% em relação a 2019 e de 1% em relação a 2020. Com o maior número de unidades abertas, há também o impulsionamento do crescimento de oportunidades dentro do setor. Em 2022 podemos observar mais de 1,4 milhões de pessoas trabalhando em franqueadas, 3,9% acima de 2019 e 12,1% acima de 2020.

 

Entretanto, não é apenas uma boa marca e um bom ponto físico que fazem o negócio dar certo. O empreendedorismo do franqueado faz toda diferença na prática e é essencial para que toda a cadeia esteja preparada para o andamento do negócio. Ter um planejamento estruturado e uma boa estrutura são fundamentais. Sendo assim, desde o momento da escolha da franquia, o empreendedor deve manter seus valores e os da marca alinhados. Entender o conceito do que você oferecerá permite que você trabalhe com mais propriedade, o que vai gerar mais valor ao cliente final.

 

Conheças os nossos gurus/colunistas

 

Outro desafio muito comum é a falta de experiência do empreendedor e, assim como outros, pode ser um obstáculo a ser vencido com muito treinamento. A maioria das franqueadoras dá todo o suporte necessário, mas é importante conversar com outros franqueados e não ter medo de pedir todas as orientações necessárias para as ações que acontecerão dentro do negócio. E lembre-se que a responsabilidade para o sucesso do negócio é sua, pois por mais que receba todo o apoio, as decisões finais sempre virão de você.

 

Por fim, um dos mais desafiadores processos é fazer a gestão de pessoas, lidamos diariamente com diversos tipos de profissionais, com habilidades, capacidades e pontos fracos diferentes. O bom líder precisa ser um modelo para os funcionários da equipe e mostrar à eles que tipo de profissionalismo você quer ver dentro da empresa. Gosto sempre de deixar bem claro que um negócio só consegue driblar os desafios e garantir o sucesso se toda a equipe assume o papel e se envolve no projeto. Inspire pessoas e faça diferente! 

 

*SOBRE - RENATO ALVES

Renato Alves é Diretor de Expansão da Bicalho Consultoria Legal, empresa especializada em migração, internacionalização de negócios e franquias.

 


CONHEÇA A FRANQUIA POR FAIXA DE INVESTIMENTO IDEAL PARA VOCÊ

 

 

Encontre a melhor franquia para você