Notícias / Gurus / COMO FRANQUIAS PODEM SER UMA OPÇÃO PARA QUEM ESTÁ DESEMPREGADO?

COMO FRANQUIAS PODEM SER UMA OPÇÃO PARA QUEM ESTÁ DESEMPREGADO?

Por Renato Alves

Compartilhe:   

Antes da pandemia, o número de pessoas desempregadas já era alto. Já após a crise sanitária que atingiu o país, a parcela daqueles que estão sem trabalho há muito tempo no Brasil aumentou de forma significativa. Esses são popularmente chamados de desempregados de longa duração. Segundo a consultoria IDados, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção dos que procuram emprego há mais de dois anos subiu de 23,9% no primeiro trimestre de 2020, para 26,1% no segundo trimestre de 2021. Esse aumento foi ainda maior para quem está desempregado por um período entre um e dois anos: passando de 6,7% para 15,1%.

 

Esses números são preocupantes, visto que quanto mais tempo uma pessoa fica fora do mercado de trabalho, maiores são as chances de uma desatualização e perda de habilidades, causando impactos negativos e maior concorrência aos que estão procurando uma oportunidade. Diante desse cenário, as franquias começaram a surgir como uma opção de renda. As conhecidas redes home based, cujas operações não exigem que o franqueado tenha uma loja ou escritório, permitindo que se trabalhe em casa, por exemplo, estão entre as que mais cresceram na pandemia. Isso porque elas garantem mais comodidade e uma maior flexibilidade quanto a horários e tarefas, características que passaram a ser levadas em consideração após a crise sanitária.

 

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, em 2020, esse segmento respondia por 7,1% do total de franquias no país e em 2021 passou a representar 10,3%. As microfranquias também tiveram uma ótima aceitação, pois são conhecidas por terem investimentos iniciais que não ultrapassam R﹩90 mil e são mais fáceis de investir. Comprova-se então que esse setor foi e está sendo um grande impulsionador para novos negócios, afinal, empreender sozinho e do zero é uma tarefa fácil.

 

 

 

Acredito que seguir nesse caminho continuará sendo uma boa opção para quem não quer ficar fora do mercado e, principalmente, para aqueles que buscam se especializar e aprender cada vez mais. O passo agora é buscar por segmentos que estejam em alta, porque existem muitas categorias, desde alimentos até moda. Lembre-se, é necessário persistir para se conquistar grandes saltos, e por mais difícil que pareça ser, no final, a pandemia fez com que as pessoas utilizassem da sua criatividade, persistência e determinação para continuar empreendendo.

 

Renato Alves é Diretor de Expansão da Bicalho Consultoria Legal, empresa especializada em migração, internacionalização de negócios e franquias.

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?