A Bain & Company realiza um movimento único no setor de consultoria e oferece um programa global de especialização em ESG, com nível de pós-graduação, a fim de aprimorar todos os seus consultores no mundo. A iniciativa, já em andamento em todas as regiões nas quais a empresa atua, é um elemento-chave da Bain para acelerar a transição energética, transformar os sistemas alimentares e promover diversidade e equidade.
Essa requalificação está alinhada ao objetivo da companhia em integrar o ESG a 100% do trabalho do cliente, refletindo a necessidade global para as empresas de todos os setores incorporarem a sustentabilidade e as práticas de ESG ao negócio. Baseado no extenso histórico de treinamentos em ESG da consultoria, o programa Further Academy oferece a todos os consultores e conselheiros da Bain, desde novos contratados até sócios seniores, o treinamento de universidades e escolas de negócios de renome mundial, como Imperial College Business School (Londres), Massachusetts Institute of Technology (MIT), HEC Paris, Solvay Brussels School of Economics and Management e Delft University of Technology na Holanda (TU Delft) e Centro de Sustentabilidade e Negócios da Melbourne Business School, Melbourne, Austrália.
Tal qualificação proporciona a todos os consultores o domínio sobre questões de ESG dentro de suas áreas de especialização, garantindo que a compreensão dos riscos e oportunidades de ESG esteja no centro do briefing de cada cliente – além de cumprir as ambiciosas metas de desenvolvimento sustentável da Bain. Os módulos incluem mudanças climáticas, transição energética, desenvolvimento sustentável, transformação empresarial, circularidade e cadeias de valor, sistemas alimentares sustentáveis e equitativos, justiça social e diversidade, equidade e inclusão (DEI).
“Ajudar nossos clientes e a própria Bain a atingir suas ambições Net Zero requer um importante investimento na construção de competências em ESG. Não temos dúvidas de que a próxima geração de líderes precisará navegar com fluidez por esses temas e ser capaz de traduzi-los em práticas de negócio”, explica Daniela Carbinato, sócia-líder de ESG para a prática de Bens de Consumo, na América do Sul da Bain & Company. Segundo ela, o treinamento para o time da consultoria aqui do Brasil começa já no próximo trimestre e será realizado em parceria com o MIT.
O compromisso histórico da Bain com a sustentabilidade
A Bain & Company, que é neutra em carbono desde 2011, anunciou em abril seu compromisso com metas de redução de emissões com base científica, bem como a meta de ser negativa em carbono líquido em todos os anos seguintes. Há mais de 10 anos, a companhia lançou sua área de Prática de Sustentabilidade e Responsabilidade, que cresceu mais de 65% ao ano nos últimos cinco anos. Foram mais de 950 projetos de sustentabilidade realizados neste período, incluindo mais de 800 iniciativas que abordaram casos de transição climática.