O Governo de Minas Gerais e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) formalizaram, na última semana, a criação de um grupo de trabalho para fomentar o setor de franquias no estado. A iniciativa busca fortalecer um segmento que atualmente gera cerca de 150 mil empregos diretos e movimentou R$ 23,6 bilhões em 2023. A assinatura do acordo ocorreu no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e reuniu franqueadores, franqueados e fornecedores.
O governador Romeu Zema destacou a relevância do setor para o crescimento econômico do estado. “Eu me sinto confortável neste ambiente porque venho de uma família envolvida com franquias há mais de cem anos e sei da importância desse setor na geração de empregos e no desenvolvimento econômico, o que tem sido uma grande bandeira da minha gestão”, afirmou.
O acordo firmado é mais uma medida do governo estadual para incentivar o franchising em Minas Gerais. Em 2024, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para fortalecer o ambiente de negócios de franqueadores e franqueados, promovendo capacitação, acesso a linhas de crédito e incentivos fiscais. A secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa da Costa, ressaltou a importância da iniciativa. “Temos um compromisso firme com o desenvolvimento econômico e trabalhamos para fortalecer os setores produtivos, atrair investimentos e, principalmente, gerar emprego e renda para os mineiros”, afirmou.
De acordo com dados da ABF, o setor de franquias em Minas Gerais cresceu 12,7% em relação ao ano anterior, consolidando-se com mais de 17,8 mil operações e aproximadamente 149,4 mil trabalhadores diretos. Com o apoio do novo grupo de trabalho, a expectativa é de um desenvolvimento ainda mais sólido e sustentável para o setor no estado.
“Este é um acordo histórico, o primeiro firmado com um estado da federação para apoiar o franchising nacional. Ele facilita a entrada de empresas em Minas Gerais e cria melhores condições de crescimento para os franqueados. Quase 10% do setor de franquias no Brasil está em Minas Gerais e, com esse apoio do Governo de Minas, a tendência é de crescimento”, destacou o vice-diretor da ABF, Décio Pecin.
Fonte
Divulgação