Parar, reavaliar e mudar a rota quando necessário. Assim cono na vida, no empreendedorismo essa revisão é mais do que necessária. Com ela é possível ver o que está dando certo, o que não, e claro, evoluir. Com a chegada do final de ano, é preciso fazer uma análise completa do negócio e alinhar metas claras, otimizar processos e investir em inovação para destravar seu empreendimento em 2025.
Leia Mais: Franchising ultrapassa R$ 60 bilhões de faturamento no 3º tri
Eleandro da Costa, CEO e sócio da rede de franquias Jumper! Profissões e Idiomas, rede que prevê faturar R$40 milhões em 2024, separou cinco dicas que vão ajudar a alavancar seus negócios:
1- Propósito
Reforce o propósito da empresa para a sociedade e com a equipe, qual é o seu papel e a sua relevância para o negócio e como você pode impulsioná-lo através do seu conhecimento, da sua expertise. “Tenha metas claras e crie objetivos de curto, médio e longo prazo. Depois dessa etapa, identifique como você vai tornar essas metas em realidade”, explica Eleandro.
2-Identifique o perfil do cliente
Invista tempo com a comunidade local e seu público alvo. Utilize ferramentas como pesquisas, feedback direto e análise comportamental para atender as necessidades dos seus clientes. Caso ainda não esteja atendendo as demandas dos seus clientes, identifique os pontos que é preciso melhorar e se for possível, inclua novos serviços ou faça adaptações no negócio para que seja possível entregar o que aquele público espera.
3- Simplifique os processos
Analise seus processos internos, identifique o gargalo e ouça as críticas e sugestões de sua equipe. Automatize tarefas repetitivas e otimize o uso do tempo do seu time ao seu favor.
“É preciso ter um olhar atento para oportunidades, como novas tecnologias, parcerias estratégicas, tendências de consumo e pessoas capacitadas que vão te ajudar nesse processo. Fazer esse redirecionamento posiciona a empresa para um crescimento saudável”, diz o CEO da Jumper! Profissões e Idiomas.
4- Foque no diferencial competitivo
Identifique o que sua empresa faz melhor que os concorrentes e explore isso. Seja no atendimento ao cliente, no marketing, ou até mesmo no local em que o negócio está inserido. Eleandro conta que um dos grandes diferenciais da Jumper! e focar nas cidades menores.
“Antes todo mundo queria só cidade grande, mas ficou muito batido. Municípios menores têm muitos pontos positivos, o primeiro é justamente o relacionamento com o cliente. O marketing no interior é mais fácil de ser feito, você tem acesso a vários veículos de comunicação por um valor não tão alto como nas grandes capitais. Colocar um outdoor na cidade grande é caro, na rádio muitas vezes não dá o resultado esperado e fazer publicidade na TV, é caríssimo também. Já nos locais com menos habitantes o rádio funciona muito bem, o outdoor é mais barato, você pode participar de vários eventos e consegue estar mais próximo da comunidade, o que é muito importante. Para a franquia ter sucesso é preciso estar envolvido com aquela região”, diz o CEO.
5- Reforce a gestão financeira
Tenha controle rígido sobre entradas e saídas de caixa, identifique e corte gastos desnecessários e invista em áreas que geram maior retorno, como pessoas qualificadas e tecnologia, por exemplo.
“Se a parte financeira é uma dificuldade, traga profissionais que dominem essa área para o seu time. Isso vai te poupar trabalho, dor de cabeça e falhas de gestão”, alerta o CEO.
Fonte
Divulgação