Início / Notícias / Franquia / Cresce a participação das mulheres no franchising

Cresce a participação das mulheres no franchising

Estudo da ABF identificou que as mulheres já são maioria hoje no setor. Confira!

Cresce a participação das mulheres no franchising
Flávia Denone Publicado em 26 de Agosto de 2024 às, 08h00. Atualizado em 26 de Agosto de 2024 às, 11h00.

Compartilhe:   

Pesquisa da ABF identificou que as mulheres já são maioria no franchising. A participação do público feminino passou de 46% para 57%, uma alta de 11 pontos porcentuais na amostra, entre 2015 e 2024. As lideranças femininas também avançaram, passando de 19% para 29% no período analisado.

Quando se fala em operações franqueadas, a participação feminina também teve alta, passando de 48% para 51% no período pesquisado. E na liderança dessas operações franqueadas, 3 em cada 10, são lideradas por mulheres.

Para Cristina Franco, presidente do Conselho da ABF, primeira e única mulher a presidir a entidade por dois mandatos (2013 a 2016), os dados indicam o progresso feminino neste mercado. “Sabemos que empresas mais diversas e inclusivas são mais eficientes e lucrativas e o franchising oferece um caminho mais estruturado e acessível para empreendedores de todos os perfis. Isso é muito benéfico, especialmente para as mulheres que buscam equilibrar responsabilidades familiares, empresariais e profissionais", ressalta.

Leia mais: Principais Dicas para Escolher uma Franquia de Sucesso

Participação feminina nas microfranquias

As microfranquias – operações com investimento de até R$ 135 mil- tiveram ampla participação nesses resultados. Segundo o estudo, a participação das mulheres como principais executivas nas marcas de microfranquias puras aumentou de 12% para 18% entre maio de 2022 e maio de 2024.

Entre os segmentos com mais líderes mulheres estão Saúde, Beleza e Bem-estar (20% delas são a principal executiva ante 17% dos homens), Alimentação (16% ante 11%), Moda (7% ante 4%), Hotelaria e Turismo (5% ante 2%) e Entretenimento e Lazer (4% ante 2%).

“Os dados mostram que as mulheres avançam de forma geral em todos os aspectos no setor de franquias, inclusive nos cargos de liderança, imprimindo seu estilo de gestão, superando os desafios e, possivelmente, preconceitos. Um franchising mais diverso certamente fará com que o setor evolua ainda mais”, afirma Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF.

O estudo contou com 395 entrevistas realizadas entre 9 de abril a 14 de maio, que representam 45% do faturamento do setor e 32% das operações.

Fonte

Divulgação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?