Início / Notícias / Franquia / Empreender na melhor idade: 650 mil idosos atuam como donos do próprio negócio em 2023

Empreender na melhor idade: 650 mil idosos atuam como donos do próprio negócio em 2023

Anos de experiência fazem com que idosos tenham habilidades de liderança e socioemocionais, talentos importantes para o empreendedorismo

Empreender na melhor idade: 650 mil idosos atuam como donos do próprio negócio em 2023
Flávia Denone Publicado em 10 de Novembro de 2023 às, 08h00. Atualizado em 10 de Novembro de 2023 às, 11h00.

Compartilhe:   

Para manter um envelhecimento saudável, o idoso busca permanecer ativo na sociedade, seja para se recolocar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Para a consolidação de uma empresa, pode ser considerado ainda mais desafiador para a melhor idade, mas não impossível, visto que o mercado para os mais experientes está voltando a ganhar força. No último estudo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os idosos ativos profissionalmente chegaram a 7,5 milhões de pessoas.

Indicadores de envelhecimento da população brasileira aceleraram para níveis recordes, e pessoas de 65 anos ou mais já representam 10,9% do total de habitantes no país. Dos 203,1 milhões de brasileiros, 22,2 milhões estão nessa faixa etária, conforme dados do IBGE.

O aumento da população idosa é acompanhado de discussões sobre empregabilidade e oportunidades. Dessa forma, uma das soluções mais viáveis para prosseguirem em sua carreira profissional é o empreendedorismo. O mundo dos negócios serve para o público de todas as idades. Segundo dados do SEBRAE, mais de 650 mil idosos estão atuando como empreendedores, 10,8% dos que ainda não o fizeram admitem ter vontade de ter o próprio negócio. Cerca de 3,1% das pessoas que empreendem no país têm mais de 60 anos. 

Em meus anos de carreira como CEO do Cebrac, conheci profissionais com muito tempo de experiência que ainda contribuem com o mercado de trabalho ou optaram por abrir seu próprio negócio. Ter a sua empresa pode ser um desafio, mas tirar essa ideia do papel tem se mostrado uma saída para quem não quer ficar parado profissionalmente. Afinal, nunca é tarde para começar! 

Trabalhar com o público da melhor idade traz benefícios para a empresa. Os anos vividos são valiosos, principalmente por poderem compartilhar vivências e ensinamentos com o time, como habilidades socioemocionais e de liderança, qualidades importantes para o empreendedorismo.

Abrir seu próprio negócio é um sonho sem data de validade. Não importa a época, a vontade de empreender pode nascer em jovens profissionais e perdurar até a melhor idade! 

 

Rogério Silva, CEO do Cebrac

 

 *Por Rogério Silva, CEO do Cebrac e Guru do Franchising da plataforma Sua Franquia 

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?