As marcas brasileiras não param de expandir e têm aproveitado o bom momento do setor para internacionalizar as marcas. Pesquisa da Associação Brasileira do Franchising (ABF) identificou alta de 16% no número de marcas em solo internacional. O número passou de 183 para 213 na comparação entre 2021 e 2022. Atualmente, 126 nações contam com marcas brasileiras em atuação, anteriormente eram 114 países. Tal dada representa crescimento de 10%.
Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “a forte retomada do mercado de franquias no Brasil, com um crescimento de mais de 14% em 2022, também se traduziu em um interesse renovado pela internacionalização. Dentro desse movimento, temos vários perfis: redes que estão retomando planos pré-pandemia, planos de expansão que amadureceram nos últimos anos e chegaram à fase de internacionalização e redes que estão começando essa jornada. De qualquer maneira, a internacionalização é um caminho importante para ganhos de escala e para consolidar marcas ao nível global”.
Ainda segundo Moreira Leite, é importante ressaltar que as marcas associadas contam com o apoio da Associação e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) por meio do Franchising Brasil, projeto de fomento e desenvolvimento da internacionalização das franquias brasileiras, fruto da parceria entre ambas as entidades, que tem uma agenda intensa de missões, rodas de negócio e ações de capacitação e networking.
De acordo com Natan Baril, diretor Internacional da ABF, “a internacionalização de uma marca parte de um primeiro planejamento sólido e da reserva de recursos, mas aí chegamos à parte de prospecção do mercado e busca de parceiros potenciais para os quais, de fato, a participação nas atividades do Projeto Franchising Brasil facilita muito o processo. Além disso, é possível apreender com a experiência de redes que estão se internacionalizando há mais tempo, podendo-se assim evitar algumas dificuldades”.
Principais países
Entre os Top 10 países com atuação de franquias brasileiras, os Estados Unidos permanecem em primeiro lugar, contando com 78 marcas em 2022 frente 69 no ano anterior. Portugal (de 51 para 56), Paraguai (44 para 46), Bolívia (25 para 27) e Colômbia (20 para 23) mantiveram suas colocações em relação a 2021. Já em sexto lugar aparece o Chile, que subiu uma posição comparado a 2021, seguido de Uruguai, México, Argentina e Espanha.
Fonte
Divulgação