Notícias / Franchising no Mundo / Como driblar a crise causada pelo Coronavírus em uma franquia

Como driblar a crise causada pelo Coronavírus em uma franquia

CEO do Instituto Embelleze dá dicas estratégicas para diminuir o impacto da crise

Compartilhe:   

A pandemia de COVID-19 vem afetando todos os setores da sociedade e o caixa das empresas não fica de fora da lista, muito pelo contrário. Com a ordem do “fique em casa”, as franquias, responsáveis por gerarem milhares de empregos, acabam prejudicadas por conta da ausência de clientes e precisam pensar em estratégias para que o impacto disso seja o menor possível.

Daniel Narcizo Pereira, CEO do Instituto Embelleze, maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação de profissionais da beleza, conta que a rede está seguindo as recomendações das autoridades e, por isso, todas as unidades espalhadas pelo Brasil estão fechadas, priorizando a preservação de profissionais, alunos e demais envolvidos.  E para que não haja prejuízo em nenhum dos lados, a internet tem sido aliada da rede. Em apenas dois dias, o acesso aos conteúdos online cresceu 500%.

A rede de franquias tomou as devidas medidas em relação às unidades.Estamos seguindo as orientações de todos os decretos, por isso, fechamos todas as unidades espalhadas pelo Brasil. Respeitando o período de quarentena para que todo mundo passe por esse momento de forma segura.”, afirma Daniel. 

A marca disponibilizou uma plataforma intitulada  “Meu Instituto”, onde o aluno pode estudar online, se manter atualizado sobre as tendências e realizar desafios propostos pelo instrutor do seu devido curso.

 Seguindo a estratégia de muitas empresas, a franquia tem investido mais nas redes sociais. “A rede social hoje é um dos principais veículos de comunicação e elo com nossos alunos. Estamos aproveitando nossa audiência e nosso relacionamento para propor conteúdos relevantes para os alunos e para aqueles que gostariam de estudar conosco. Produziremos lives com especialistas e pessoas que são da área da beleza para oferecer aprendizado de uma forma mais descontraída, além de alguns conteúdos online disponíveis para todos.” diz Daniel.

O CEO da marca também dá dicas para outras franquias que dependem da presença de clientes ou alunos: “É essencial preservar o caixa, em forma de renegociações com fornecedores, captar crédito de forma responsável, com carência e taxas baixas, além de adotar medidas para diferimentos de impostos que os governos estão anunciando. No Instituto Embelleze disponibilizamos uma assessoria jurídica para os franqueados terem suporte e embasamento nessas decisões.”

Jaqueline, aluna do curso de maquiagem da franquia, já procurava pelos conteúdos online antes e conta como está sendo a experiência: “Eu sempre procurei por conteúdos online para complementar o que aprendo, mesmo tendo as aulas presenciais.”

A aluna também conta que sente falta das aulas presenciais. “Sinto falta das aulas presenciais. Mas tento ir acompanhando o que é oferecido online para ir praticando.”

Jaqueline também opta por assistir tutoriais para praticar em casa suas tarefas. “Eu assisto bastante tutorial, passo a passo, e vou colocando em prática e testando as maquiagens e as técnicas em mim mesmo.”, finaliza.

Sobre o Instituto Embelleze

Fundado em 1998, o Instituto Embelleze é a maior rede de franquias da América Latina voltada para a formação profissional em beleza. Aderiu ao franchising em 2003, após parceria firmada com a SMZTO Holding de Franquias. Pioneira no setor, a rede acredita que é possível transformar vidas por meio da educação e capacitação de profissionais na arte de embelezar. Presente em todo o território nacional, a marca possui aproximadamente 350 unidades no Brasil e inicia o processo de expansão internacional com duas unidades inauguradas no Equador, além de uma nos Estados Unidos com previsão de inauguração até o fim de 2019. Em 15 anos, já são mais de 2 milhões de profissionais formados como cabeleireiro, barbeiro, maquiador, depilador, manicure e pedicure, designer de sobrancelhas, entre outras especializações. Em 2018, a rede recebeu o seu décimo Selo consecutivo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

Encontre a melhor franquia para você: Fraquias de Educação e Treinamento

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?