Notícias / Gurus / Qual o momento certo para empreender?

Qual o momento certo para empreender?

por Leonardo Orlandini

Compartilhe:   

Com quase 12 anos como empresário, atendi muitos clientes, alguns sendo empresários já estabelecidos, outros em ascensão e outros iniciando uma nova trajetória. Cada um tem uma história, um perfil e, principalmente, um desafio próprio.  

Neste período identifiquei que para se ter sucesso em uma nova empresa, deve-se ter clara a distinção entre momento certo e o momento mais adequado. Quem busca o momento certo, normalmente, não encontra o momento de iniciar. 

Isso ocorre porque vivemos constantes instabilidades no mercado, em um País cuja conjuntura não é favorável, além de vivermos desafios pessoais constantes. Com isso, tenho claro que não existe um momento certo para empreender.

O momento adequado é, na verdade, quando existem um contexto interno e externo favorável. Se você tem condições de ofertar um novo produto/serviço ao mercado e se o mercado tem condições de absorver a sua oferta, esse é o momento adequado. 

É essencial identificar sua capacidade de oferta, com qualidade, preço justo e menor custo possível, o seu produto/serviço. Quanto a parte externa, você deve enxergar quem é o seu possível comprador, como oferecer para ele, o que seus concorrentes oferecem, se existem novos entrantes no mercado (novas empresas e/ou tecnologias) e, principalmente, como o consumidor vai enxergar os seus diferenciais. 

Assim, é essencial que você tenha claro que, o momento certo para empreender não existe e que você deve buscar o momento adequado. Também não se assuste com a instabilidade do Brasil, visto que esse cenário é permanente.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?